Escola forex Boa Vista 1

Médias móveis mais usadas: como são feitos os cálculos.


Aqui você vai entender quais são as médias móveis mais usadas no trading e como são feitos os cálculos delas. Chegou a hora de aprender de uma vez por todas quais são as combinações de médias mais interessantes para cada estratégia.


Análise Técnica • Jul 07, 2021.


Neste artigo, vamos entender o que são e quais as médias móveis mais usadas no mundo do trading.


Também relembraremos os tempos de escola e veremos o cálculo das duas médias móveis principais .


Depois, teremos um tópico especialmente dedicado ao período das médias móveis , onde você entenderá a sua importância e como utilizá-lo.


Tendo uma boa ideia sobre as médias móveis e os seus períodos, veremos qual é a melhor das médias móveis e como você as pode usar na prática para melhorar suas operações.


Além disso, vou te mostrar para qual perfil de investidor as médias móveis são mais indicadas .


Ao fim de tudo isso, você terá uma noção bastante avançada sobre as médias móveis, sobre a melhor forma de operar com elas e sobre o que você precisa fazer se quer incorporá-las no seu setup .


Se é isso mesmo que você está procurando, então vamos para o conteúdo!


Pronto para melhorar suas operações? Comece nosso Curso de Análise Técnica!


Médias móveis mais usadas: Entenda o que são elas.


Médias móveis mais usadas - Ninguém te ensinou o que são as médias móveis. Chegou a hora de aprender.


A média móvel é o cálculo da média de um número de valores, que se atualiza na medida em que novos valores são inseridos .


Essa definição pode dar uma pane na cabeça de muitas pessoas. Então, antes de entrar em detalhes, eu gostaria de relembrar os velhos tempos da escola. Calma, você já vai entender.


A maioria dos garotos que frequentaram a escola na época dos craques da seleção, ia pra aula já pensando no futebol do intervalo. Essa era a verdadeira motivação para acordar cedo, pegar a mochila e ir pro colégio.


Por esse motivo, o dia de receber o boletim era sempre motivo de calafrios.


Médias móveis mais usadas: Fica tranquilo, depois deste artigo você vai tirar nota 10 em médias móveis.


No boletim, ao lado de cada matéria, vinha a nota final. Ela era calculada somando um número x de notas e dividindo pelo mesmo x .


Por exemplo, digamos que você fez três provas, nas quais tirou 6, 8.5 e 5. O x , neste caso, é o número de provas que você fez, que é 3. Somando as notas (6 + 8.5 + 5) e dividindo por 3, temos a sua média : 6.5 (vish, ficou de recuperação).


Agora, imagine se essa média fosse calculada sempre com as últimas 2 provas que você fizesse. Nós poderíamos dizer que essa média é móvel , pois ela se movimenta na medida em que você vai fazendo as provas.


No universo de trading, a média móvel é uma linha que corresponde à média das cotações, dentro de um período, que um determinado ativo atingiu . Como veremos mais adiante, existem aplicações fantásticas para esse indicador!


Nós temos duas categorias principais de indicadores: os osciladores (usados principalmente para identificar níveis muito “esticados” de compra ou venda) e os rastreadores de tendência . É neste último que a média móvel se encaixa.


Existem basicamente quatro tipos de médias móveis mais utilizadas : a simples (ou aritmética), a exponencial, a Welles Wilder e a VWAP. Vamos partir para elas agora mesmo!


Afinal, quais são as médias móveis mais usadas?


Média móvel simples (SMA)


A média móvel simples é utilizada para identificar a tendência que o ativo está enfrentando . Veremos mais abaixo, em outro tópico, como calculá-la.


Por enquanto, o que você precisa saber é que ela corresponde ao movimento dos candles (ou seja, à oscilação do preço) .


Se identificarmos qual a tendência desse corpo, podemos ter uma ideia de para onde ele continuará indo . Mas não é só isso, com as médias móveis temos mais uma opção.


Com elas, podemos identificar se o movimento pode mudar de tendência também ! Mas isso é assunto para depois… Fiquemos aqui, na média móvel simples.


Médias móveis mais usadas - Média móvel simples, período 5 em gráfico de 5 minutos. ‌‌


Como você pode ver, essa média móvel segue a tendência do mercado e é bem suave, quase sem pontas. Quanto maior for o período selecionado, mais suave e menos precisa ela será.


Isso acontece porque a média móvel simples é a média dos preços dentro de um determinado número de candles , e apenas isso. Ela não possui nenhuma outra particularidade.


Como o próprio nome diz, ela é simples . Vamos agora para a média móvel exponencial: a diferença entre as duas médias móveis pode clarear um pouco mais a sua mente.


Média móvel exponencial (EMA)


Bastante parecida com a média móvel simples, a exponencial só se distingue por um fator: ela valoriza mais os preços mais recentes . Na prática, o que isso significa?


Significa que ela se aproxima mais dos candles do que a média móvel simples. Mais adiante falarei do método de cálculo, mas agora vamos focar no conceito.


Médias móveis mais usadas - Em azul, média móvel exponencial de 9 períodos em gráfico de 5 minutos.


Como você pode ver, a média móvel exponencial é mais “maleável” do que a simples. Ainda assim, convenhamos, a diferença entre as duas não é muito grande .


Isso acontece porque o período é pequeno - já já vamos falar sobre o período, fica tranquilo. Entretanto, se o aumentarmos, a diferença entre elas ficará mais evidente.


Médias móveis mais usadas - Médias móveis simples e exponencial de 80 períodos.


Viu só? O intervalo entre as linhas é de quase 150 pontos! Não é pouca coisa. E quanto mais você aumentar o período de ambas as médias, mais espaço será possível encontrar entre elas .


Essas médias móveis (simples e exponencial) são as principais, mas ainda há outras duas que, hora ou outra, são também utilizadas.


Média Móvel Welles Wilder (WWMA)


De maneira similar à média móvel exponencial, a Welles Wilder dá mais peso aos períodos mais recentes . Porém, ela faz isso com ainda mais seriedade.


A Welles Wilder é uma exponencial ao quadrado.


Portanto, se a exponencial já se aproximava bastante dos candles, a Welles Wilder ficará praticamente grudada.


Por esse motivo, muitos traders preferem usá-la com períodos maiores, sendo o de 400 o mais famoso. Ela é bem menos utilizada do que a simples e a exponencial, diferente da VWAP, que é bastante popular e que veremos agora.


Volume Weighted Average Price (VWAP)


A VWAP (preço médio ponderado por volume) leva em consideração o volume financeiro . O volume financeiro se relaciona com a quantidade de operações sendo feitas em um determinado momento, ou seja, quantas pessoas estão operando um mesmo ativo ao mesmo tempo.


Portanto, a VWAP é uma junção da média dos preços negociados em um período com o volume das negociações.


É quase a mesma coisa que dizer que ela é uma média móvel simples ponderada pelo volume financeiro. Na prática, o que isso quer dizer ?


Quer dizer que esta média dá mais importância para os grandes players do mercado, que estão fazendo operações mais pesadas . Faz sentido ficar atento a isso, pois são esses agentes que costumam conduzir às tendências no mercado.


Uma das estratégias utilizadas com essa média móvel é a de retorno à média, a qual veremos daqui a pouco. Antes disso, vamos dar uma olhada nos cálculos das principais médias móveis simples e exponencial.


Como são feitos os cálculos das principais médias móveis.


Médias móveis mais usadas - Aprenda a fazer os cálculos das médias móveis.


Respira fundo, esquece as notas vermelhas em matemática e vem comigo: esses cálculos são bem tranquilos.


Cálculo SMA.


Este cálculo aqui você já sabe, eu abordei ele lá no início, com o exemplo das provas. Mas, só para deixar registrado e você não esquecer nunca mais, vou deixar uma fórmula aqui embaixo:


Onde V são os valores, os preços onde os candles fecharam, e n é o intervalo de tempo selecionado, o período. Fácil, né?


Cálculo EMA.


Aqui, a coisa fica um pouco mais complexa. A média móvel exponencial leva em conta o preço de fechamento do dia ( P) , um fator de suavização ( K ) e o valor da média móvel exponencial anterior. Elas estão arranjadas na fórmula aqui embaixo:


P = preço de fechamento;


n = intervalo de tempo selecionado, períodos.


É sempre bom saber o que está por trás das ferramentas que utilizamos no nosso trabalho, mas não precisa esquentar muito com isso. Quando você for operar, o algoritmo já vai calcular tudo para você.


As principais coisas que você precisa saber são: qual período e qual média móvel usar. Eu vim adiando essa abordagem até aqui, mas já está na hora de falar sobre isso - vamos logo para o período!


O que são os períodos das médias móveis?


Médias móveis mais usadas - Uma forma diferente de pensar o período das médias móveis.


Período nada mais que é que um espaço de tempo específico . Porém, para nós, traders, pensar no período em termos de tempo pode complicar um pouco.


Para facilitar a explicação, vamos pensar no período como um número de candles .


Se você operar no gráfico de 5 minutos e escolher um período de 5 candles na média móvel, isso significa que a cada 5 candles (25 minutos) você terá um valor de média móvel . Vamos a outro exemplo para ficar mais claro?


Se você operar no gráfico de 1 hora e escolher um período de 9 candles na média móvel , então, a cada 9 candles (9 horas) você terá um novo valor de média móvel . Compreende?


Agora, só para não gerar confusão, se você pensar na extensão de cada período (e não no número de candles), estamos falando do time frame (ou tempo gráfico).


O time frame é o tempo que escolhemos para fazer a análise gráfica. É o tempo de duração de cada candle, basicamente.


Em um time frame de 5 minutos, cada candle tem duração de 5 minutos; no de 15 minutos, cada um dura 15 minutos, e assim por diante.


Note que se você mantiver o mesmo número de períodos numa média móvel, mas alterar os timeframes, então, o valor do indicador será totalmente diferente (mesmo mantendo a configuração da média móvel inalterada).


Vamos a um exemplo:


Se eu configurar o período da minha média em 20 e usá-la em um timeframe de 5 minutos, seu resultado será completamente diferente de um timeframe de 60 minutos, ainda que eu use o mesmo período na média móvel.


Note a diferença esta média de 20 períodos em 5 minutos (110,45) e 60 minutos (108,54)


Estando ciente desse funcionamento, é hora de você descobrir como se beneficiar de tudo o que você leu até agora.


Como as médias móveis mais usadas podem beneficiar suas operações?


Não adianta nada saber como as médias móveis funcionam mas não saber o que fazer com elas. A verdade é que elas são muito úteis, mas não fazem milagres; afinal, nenhuma ferramenta trabalha sozinha.


Talvez você até já tenha utilizado médias móveis e feito alguma grana com elas, mas, como você ainda não tinha um estudo mais profundo, não foi possível sustentar os ganhos por muito tempo . Tudo bem, isso faz parte de qualquer jornada de aprendizado.


Como você ainda está estudando e se comprometendo com sua jornada de evolução, é importante entender que os erros são oportunidades para aprender.


Aliás, este é o momento de diversificar suas estratégias com médias e testar coisas diferentes até encontrar a combinação ideal .


Médias móveis mais usadas - As palavras dos mais velhos podem te ajudar, mesmo quando o assunto são médias móveis.


Minha avó sempre dizia: não coloque a carroça na frente dos bois . Para nós: não coloque a prática antes do estudo (pelo menos, não antes do estudo mínimo).


Mas ela também dizia: águas passadas não movem moinho . Então bola pra frente!


Rastreando tendências.


Como você já sabe, as médias móveis são rastreadoras de tendência. Com elas, você pode identificar o início de uma tendência que o mercado pode seguir .


Se você quer ter uma análise mais precisa, você pode utilizar as mesmas médias móveis em um só ativo, mas em time frames diferentes .


Com isso, você vê qual a micro e a macrotendência , trazendo mais informações para tomar sua decisão com mais precisão.


Inclusive você pode fazer esse tipo de análise sem nenhum tipo de indicador - apenas focando nas figuras de candles e padrões gráficos.


Quer aprender mais sobre outras maneiras de analisar um gráfico, sem indicadores? Assista ao nosso Curso Gratuito de Price Action e entenda a dinâmica da ação do preço.


Médias móveis mais usadas - Média móvel simples de período 20 em gráficos de 30 minutos e 1 dia.


Atuando como suporte e resistência.


Talvez um dos benefícios mais utilizados, tanto pelos traders iniciantes quanto pelos profissionais, os suportes e as resistências geradas pelas médias móveis podem ajudar muito na análise gráfica .


Contudo, preciso ser sincero com você e dar uma opinião pessoal: eu não gosto de usar médias como suporte e resistência .


Para mim, esses pontos precisam ser um consenso baseados em topos e fundos, por exemplo. Já nas médias, como cada trader usa sua própria combinação, cada um enxerga algo diferente, ou seja, não há consenso.


Mas é claro que isso é apenas a minha visão e não a verdade absoluta. Sei que alguns especialistas gostam e respeito isso.


Minha intenção aqui não é enviesar a sua opinião, mas apresentar o meu ponto de vista com sinceridade e transparência.


No exemplo abaixo, na região esquerda do gráfico, é perceptível a atuação da SMA (vermelha) como resistência.


Já na parte central, ela atua como um suporte. É claro que sozinhas, as médias móveis não são muito seguras , pois não passam informações suficientes para abrir uma operação.


Médias móveis mais usadas - Médias móveis simples e exponencial de 80 períodos.


Seria ótimo se pudéssemos utilizar outros indicadores junto das médias móveis, não seria?


Sendo base para outros indicadores.


Na matemática e estatística as médias móveis são base para cálculos mais complexos, como o desvio padrão , por exemplo. Na Análise Técnica, a aplicação deste conceito ficou conhecida através do trader John Bollinger.


As Bandas de Bollinger são um indicador de volatilidade baseado num cálculo estatístico de desvio padrão e consiste em uma linha central (uma média) e mais outras duas linhas, uma inferior e outra superior (as bandas).


A linha central é a média móvel exponencial (mas pode ser configurada como uma média simples, se o trader desejar) , enquanto as outras duas expressam o grau de volatilidade do mercado através do desvio padrão em relação à média central.


É impossível chegar neste ponto sem citar o post fantástico que meu amigo Augusto escreveu há algumas semanas: Médias Móveis e Bandas de Bollinger: o que todo mundo deveria saber .


Nós também podemos combinar as médias com outros indicadores . Um indicador muito utilizado em conjunto com as médias móveis é o HiLo Activator , que também é um indicador de tendência.


Ele funciona de forma parecida com as médias móveis: mostra qual tendência o ativo está seguindo .


Porém, o HiLo é mais didático . A sua forma em “escadinha” mostra em quais momentos é melhor comprar (quando ele está acima dos candles e passa para baixo) e quando é melhor ficar de fora ou vendido (quando ele está abaixo dos candles e passa para cima).


Médias móveis mais usadas - Muitos traders chamam o HiLo Activator de “escadinha” por conta de sua aparência no gráfico.


Identificando movimentos de exaustão.


Provavelmente você já ouviu falar das barras elefante (ou marubozu ).


Elas indicam um movimento de impulsão , que é quando há muita força querendo que o ativo comece ou continue um movimento tendencial, ou um movimento de exaustão , que é quando o ativo indica a probabilidade do movimento de tendência estar chegando ao fim ou pelo menos iniciar uma correção.


Utilizando a leitura dos candles em conjunto com as médias móveis, você consegue melhores confirmações da tendência de um ativo.


Por exemplo, imagine um marubozu de alta, distante (muito acima) de uma média móvel de 20 períodos.


Esses dois fatores nos indicam que é provável que o preço do ativo comece a cair, seja para uma mudança de tendência ou breve correção, pois pode ser um sinal de um movimento causado por euforia, puramente emocional, portanto sem fundamento.


Agora, que tal subirmos o nível? A leitura dos candles não é o grande desafio aqui. A grande chave é saber como ajustar a sua média móvel . É isso que nós vamos descobrir agora!


Qual a melhor média móvel para Day Trade?


Médias móveis mais usadas - Não adianta chamar as bruxas e fazer magia: médias móveis requerem estudo.


Não vou ficar de enrolação contigo, serei direto: não existe a melhor média móvel . Você nunca vai ver aqui, no Portal do Trader, soluções milagrosas sendo vendidas.


Se você me acompanha no Instagram ( @caio sasaki ), onde eu respondo diversas dúvidas sobre trading todos os dias, então você já sabe aquilo que eu prego: estudo, prática, estudo, prática, estudo, prática…


Eu faço isso por um motivo bem simples: é a única coisa que funciona .


É o que funcionou comigo, com os outros professores do portal e é o que funciona até hoje, com muitos dos nossos alunos. Mas note que se trata de um processo e não uma configuração gráfica específica .


Aliás, as configurações que atendem às minhas necessidades não são necessariamente as mesmas de outros especialistas, e tão pouco serão as mesmas que os seus ajustes. Cada trader possui um repertório técnico único .


Isso acontece porque somos todos diferentes. Cada um de nós tem um nível de ambição, paciência, disciplina, tolerância a perda etc. Por isso, o que funciona para mim, pode não funcionar para você .


Então, quem pode lhe dizer qual a melhor média móvel para suas operações?


Somente você !


O mercado é extremamente volátil. Nenhum dia é igual ao outro na bolsa de valores . A média móvel que ontem lhe rendeu um jantar romântico com sua namorada é a mesma que hoje pode te deixar devendo no Boteco do Polaco, ali na esquina.


Por isso, você deve estudar e praticar até se tornar versátil .


Médias móveis mais usadas - Filosofia grega: ela pode te ajudar a operar com médias móveis.


A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento - Platão.


Siga o conselho de Platão e ponha à prova o seu conhecimento. Depois, faça uma avaliação do seu desempenho. Estude novamente, pratique e avalie.


Com o estudo, você verá que a escolha de uma média móvel depende de vários fatores :


Qual a estratégia e os setups gráficos adotados; Qual o ativo (contratos futuros, ações, commodities etc); Qual a modalidade de operação (Position Trade, Swing, Scalping ou Day Trades mais longos); Suas características pessoais, comportamentais, que lhe influenciam na hora de tomar decisões; etc.


Descobrir qual média móvel utilizar e com qual período é uma busca pessoal que, além dos fatores acima, depende de inúmeros backtests .


Um backtest é uma avaliação do desempenho de uma estratégia através do seu histórico (passado).


Na prática, o que você pode fazer é utilizar um backtest para ver quais configurações de médias móveis funcionam melhor e procurar replicá-las no futuro.


Existe uma infinidade de detalhes quando mergulhamos nesse universo de testes no passado, mas vamos nos ater ao conceito básico para não desvirtuar esse assunto.


Se quiser saber mais, o Moore escreveu um post sobre Robô Trader , que trata sobre esse universo.


“Ah, Caio! Fala sério! Eu vim aqui procurar qual média móvel usar e você me diz pra fazer um negócio que eu nem sei?”


Tudo bem, tudo bem. só para você ter uma ideia geral, vou te dar um exemplo bastante particular do uso das médias móveis.


Uma das médias móveis mais utilizadas é a exponencial de período 9 .


Ela ganhou destaque graças ao famoso trader Larry Williams . Ele é um operador americano que não fez nada demais: só ganhou a copa mundial de trading com um lucro de mais de 11.000%. Sabe pouco ele, né?


No período de 1 ano ele foi de US$10.000 a US$1.100.000! Até hoje, ninguém chegou nem perto de bater o seu recorde: o segundo colocado não passou de 1.300%.


Quer saber como ele operava? Então continue a leitura e vamos descobrir!


Como operar usando médias móveis?


Larry Williams.


Médias móveis mais usadas - Aprenda a usar as médias móveis feito o melhor trader de todos os tempos.


Esta estratégia é incrivelmente simples. Isso, é claro, não significa que qualquer um está pronto para utilizá-la e muito menos que se trata de uma artimanha livre de risco.


Ela é muito objetiva: é branco no preto e deu! Porém, nós não somos robôs. E mesmo se fôssemos, não daria muito certo, pois quem automatizou essa estratégia já sabe que ela não se aplica o tempo todo - é preciso uma análise prévia.


Nós temos emoções, e elas podem estragar tudo quando o assunto é trading. Portanto, lembre-se de ir com calma, sem afobação: o mercado não perdoa emocionados .


Basicamente, nas suas operações, Larry Williams observava quando um candle cruzava a média exponencial de 9 períodos. Se a média formasse uma curva justamente na hora em que um candle a cruzasse, o Larry Williams entrava com uma operação.


Esse candle que marca a curvatura da média móvel é quem determina a compra (ou a venda) e o stop.


Por exemplo, se um candle indica uma subida e faz uma curva na média, onde ele fechar será a indicação de onde devemos comprar caso o próximo candle ultrapasse essa mesma marca. Onde for a mínima dele, marcaremos o nosso stop.


A imagem abaixo ilustra bem esse caso:


Médias móveis mais usadas - Note que o stop da operação evolui, sempre nas mínimas que “furaram” a média móvel.


Porém, não é porque essa estratégia deu muito certo que ela é a única que pode funcionar. Ainda temos outras formas de operar com médias móveis.


Guarde isso com você: toda estratégia funciona de vez em quando, mas nenhuma funciona sempre . Por isso, é necessário perspicácia - que só vem com experiência prática - para saber em que momentos uma determinada estratégia deve ser utilizada.


Retorno à média.


Nesta estratégia nós queremos ir a favor da tendência . Mas para evitar entrar num topo, esperamos um movimento de correção (até a média) e assim barganhamos um preço mais favorável na entrada.


Não há uma regra para qual média móvel utilizar. No geral, muitos traders preferem utilizar a média móvel simples com período na casa dos 20.


Há também aqueles que preferem períodos maiores, como o de 200. Como eu já disse, é você quem vai decidir , de acordo com uma série de análises e testes práticos.


Um tipo de operação bem comum, para aproveitar tendências (ir a favor delas), é se basear no candle que toca a média móvel após um movimento de correção .


Contudo, o conceito de retorno à média também pode servir de base para aproveitar movimentos corretivos, contra a tendência.


O retorno à média para movimentos corretivos funciona mais ou menos assim: com ou sem a ajuda de outros indicadores, como as Bandas de Bollinger, VWAPs, IFR etc, você identifica quando o preço se distancia da média móvel .


Nessa hora, você faz uma operação pensando (bem como diz o título) no retorno do ativo à média. Talvez a explicação abaixo te ajude a entender melhor.


O conceito de média implica em ter amostras acima e abaixo do valor da média. Portanto, se um ativo permanece por muito tempo acima da média, é natural que ele venha a trabalhar sobre ela ou abaixo dela em algum momento. É o que você deve pensar na situação abaixo.


Se, por exemplo, uma média móvel mostrar que a tendência do mercado é de queda, mas o ativo começar a se distanciar dela (elevar o preço), é cabível considerar que em algum momento ele retorne para próximo da média móvel.


Para escolher o melhor timing de entrada, ou até para decidir não abrir uma operação, é muito recomendável basear a análise em conjunto com outros indicadores, como as Bandas de Bollinger (rastreador) ou um IFR (oscilador).


Esta estratégia utiliza apenas uma média móvel. Contudo, há um modo de operar com duas médias móveis: operando cruzamento de médias .


Cruzamento de médias móveis.


Médias móveis mais usadas - Cruzamento de 8 EMA (vermelha) x 34 SMA (verde).


Você já deve ter percebido que alguns nomes utilizados pelos traders são bastante intuitivos. Neste caso não é diferente.


O cruzamento de médias móveis é uma estratégia que consiste em comprar quando a média curta cruza a longa para cima , e vender, caso a curta cruze a longa para baixo . Na maior parte dos casos, as médias móveis utilizadas são a exponencial e a simples; esta (a simples) geralmente possui o maior período.


Aqui, as configurações são as mais variadas possíveis. Os períodos podem ser muito pequenos ou muito grandes. Não existe uma regra para a escolha dos períodos.


A única regra é que uma média móvel (geralmente a exponencial) deve se aproximar mais das velas do que a outra. A que se aproxima mais é mais imediata, e provavelmente será ela que cortará a outra média móvel.


Essa técnica de trade é bastante utilizada para operações de tendência, mais longas , principalmente devido a sua simplicidade, então vamos dar um foco maior nas suas variações.


Inclusive, se com tudo o que ler neste artigo você, ainda assim, não estiver satisfeito e quiser extrair ainda mais do nosso portal, recomendo que acesse a nossa Área Aprenda , onde estão disponíveis mais de 10 cursos gratuitos.


Médias móveis mais usadas: qual o melhor cruzamento para fazer?


Agulhada do Didi.


Médias móveis mais usadas - Neste artigo você encontra o necessário para não ser um trapalhão com as médias móveis.


A agulhada do Didi é uma estratégia que utiliza três médias móveis simples , de períodos 3, 8 (normalizada) e 20.


Quando as médias se cruzam, fazem o movimento similar a três linhas entrando em um furo e saindo arrumadas, por isso o nome de “agulhada”. Já o Didi veio do responsável pela criação dessa estratégia (que não é o Didi dos Trapalhões).


Conhecido como o “guru” da análise técnica, Didi Aguiar passou 40 anos trabalhando no mercado financeiro.


Nos tempos de grafista (profissional que faz análise dos gráficos do mercado), ele percebeu que o cruzamento das médias (batizado de agulhada) representava um forte movimento do mercado .


Depois de confirmar diversas vezes a ocorrência desse fenômeno, ele tornou pública a estratégia, que ganhou notoriedade rapidamente. Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre ela.


Dessas 3 médias, a de período 3 é a mais volátil; a média de 8 fica reta, pois está normalizada, e a de 20 é um pouco menos volátil que a de 3.


Sempre que a média de 3 cruza a de 8 , há um alerta de compra (caso ela cruze de baixo para cima) ou de venda (caso ela cruze de cima para baixo). Mas, preste atenção: é só um alerta. O que confirma se a operação deve ser executada é a média de 20.


Depois de um alerta, se a média de 20 e a de 3 se cruzarem , dizemos que ali há uma agulhada , o que indica que é hora de abrir uma execução.


Médias móveis mais usadas - Dois casos onde as médias móveis produzem uma “agulhada”.


Esta estratégia possui um indicador próprio, o Didi Index, que já possui a configuração das médias móveis indicada pelo Didi. Outra estratégia que faz uso das médias móveis é a 9x21. Vamos conferir!


9x21.


Seguindo a linha de nomes extremamente didáticos, essa estratégia utiliza duas médias móveis: uma exponencial, de 9 períodos, e outra simples, de 21.


Não existe segredo aqui: quando a EMA cruzar a SMA para cima, você compra; quando cruzar para baixo, você vende .


Dessa forma, é possível, dependendo do ativo, estar sempre com uma operação aberta, de compra ou venda. Quando cruza para cima, você compra, quando cruza para baixo, você vende, e assim vai até você ver que é hora de parar.


Médias móveis mais usadas - Em azul: média móvel exponencial. Em verde: média móvel simples.


Não é difícil entender o funcionamento de nada que você leu até agora: tudo é razoavelmente simples .


Porém, não se engane . Jamais confunda ser simples com ser superficial, pois a hora certa de usar essa estratégia faz toda a diferença .


Agora, trago novamente os ditados populares da minha querida avó, que me disse uma vez: nem tudo que reluz é ouro . Então entenda que essas estratégias podem ser fáceis de compreender e aplicar, mas elas não são para qualquer um .


Talvez você nem tenha perfil para utilizar indicadores de tendência; ou talvez eles sejam perfeitos para você . Esse é o tipo de coisa que só se descobre na prática.


Quer descobrir se você tem perfil? Então, siga comigo, pois agora vamos ver qual o perfil de investidor que mais combina com as médias móveis!


Para qual perfil de investidor as médias móveis mais usadas são indicadas?


Médias móveis mais usadas - Afinal, será que as médias móveis são os indicadores certos para você?


Traders que operam tendência são fãs das médias móveis. Geralmente, isso implica operar mais em prazos maiores do que os utilizados em day trade.


Técnicas como Swing Trade e Position, que são aplicadas para operações que duram alguns dias, são bastante utilizadas em conjunto com as médias móveis.


Estratégias com prazos mais elevados implicam, também, em utilizar um time frame maior. Recomenda-se que se utilize um gráfico de no mínimo de 60 minutos , sendo que os gráficos de um dia também são bastante comuns.


É claro que muitos day traders utilizam técnicas com médias móveis, que é o (incrível) caso do setup apresentado pelo Larry Williams (embora ele mesmo não seja um trader exclusivo de curtíssimo prazo).


Entretanto, tanto em operações mais longas quanto em mais curtas, há momentos em que você não deve operar com médias móveis :


Quando o mercado não apresenta uma tendência clara, ou indícios de um início de tendência; Quando está lateralizado ou congestionado, sem a expectativa de um movimento direcional.


Nesses casos, cabe uma boa análise técnica para saber como agir. Ela é indispensável se você quer ter consistência nas operações.


Sabendo analisar os gráficos tecnicamente, você não fica refém de nenhuma técnica, de nenhum indicador e de nenhum vendedor de ilusões na bolsa de valores .


É você por você , tomando cada decisão, sendo responsável pelas próprias atitudes e se tornando um trader maduro, um trader autossuficiente .


Pronto para melhorar suas operações? Comece nosso Curso de Análise Técnica!


Conclusão sobre as médias móveis.


Médias móveis mais usadas - Há muito mais sobre médias móveis, análise técnica e estratégias de trading embaixo d’água.


As médias móveis são, indiscutivelmente, uma ferramenta poderosa tanto para traders de curto, como longo prazo.


Porém, elas são só a ponta do iceberg e existem muitas outras ferramentas tão poderosas ou até mais eficientes , dependendo do caso.


Para encerrar este artigo, eu gostaria de contar o resto da história do Larry Williams, para frisar um caminho que fará você evoluir mais rápido e com mais qualidade . Serei breve, prometo.


O Larry Williams teve uma filha, a Michelle Williams. Com 17 anos ela venceu a mesma copa do mundo que ele . Tudo bem que ela não chegou nem perto do pai, mas ela obteve um lucro de 1.000%!


Sabe por quê? Porque ela teve um excelente professor que estava sempre disponível para tirar suas dúvidas, dar sugestões e mostrar como ela deveria operar. Essa é a grande questão .


Sozinho, você pode aprender o que quiser sobre trading, mas com as pessoas certas, mentores e network, você não só vai mais rápido: vai também mais longe !


Então, você pode escolher remar sozinho com os próprios braços, navegando por esse oceano desconhecido que é o mundo do trading, ou aprender a partir das experiências dos outros.


Em ambos os caminhos você vai cometer erros e aprender com eles, é claro, mas será que todo erro é necessário ?


Na minha opinião, não vivemos o suficiente para cometermos todos os erros por conta própria, por isso, reforço o convite para que você aproveite as lives diárias e os cursos da área ao vivo do Portal do Trader - em especial o curso de Análise Técnica Gratuito . Com isso, você irá muito além das médias móveis!

Calendario forex 7

Economic Calendar.


Federal Reserve officials have reportedly said fresh inflation data scheduled to be released on Thursday will help them decide whether the pace of interest rate hikes could be slowed, at the upcoming FOMC.


Jan 10, 2023, 12:40 AM.


Gold Bull Peter Schiff Opposes Move To Raise Debt Ceiling: 'Sooner The Government Shuts Down The Better'


Economist Peter Schiff, a known gold bull, on Monday took to Twitter to slam the federal government’s extravagant spending and voiced his opposition to raising the debt ceiling.


Jan 9, 2023, 10:30 PM.


Inflation Expectations Before Powell's Speech: Short-Term Declines, Long-Term Upticks.


The New York Federal Reserve issued data Monday that could ease investor uncertainty as they waited for key economic indicators this week and a speech from Fed Chair Jerome Powell early Tuesday.


Jan 9, 2023, 6:56 PM.


How The 60/40 Portfolio Stacks Up With The S&P 500.


A portfolio consisting of 60% stocks and 40% bonds had a golden age from the 1980s — until recently.The combination offers investors risk-adjusted returns that are frequently on par with, or greater to, those of the benchmark S&P 500 Index.


Nov 1, 2022, 12:09 PM.


Market On Close Imbalance: $680M To Buy-Side.


Jan 9, 2023, 3:51 PM.


Market On Close Imbalance: $21M To Sell-Side.


Jan 9, 2023, 3:32 PM.


Most Americans Don't Expect Fed To Bring Inflation Down To 2% Anytime Soon: Survey.


Americans expect inflation to be at 5% one year ahead. That's the lowest reading since July 2021, and down by 0.2% from November, according to a December New York Fed survey. Inflation expectations have been down month-over-month in six out of the seven last months since June when consumer prices reached their peak inflation of 9.1%.


Jan 9, 2023, 3:12 PM.


CEO Albert Bourla Says Pfizer Is Working With Chinese Authorities To Send Its Covid-19 Pill, Paxlovid, To The Country That Is Dealing With A Surge In Covid-19 Cases.


- In An Interview With CNBC.


Jan 9, 2023, 2:04 PM.


SF Fed President Mary Daly Says Expect U.S. Economy To Continue Slowing; In Q1 Expect Labor Market To Continue To Slow, Inflation To Come Down.


- WSJ Interview.


Jan 9, 2023, 12:34 PM.


SF Fed President Mary Daly Says Have Not Seen Core Services Inflation Come Down As We Would Like; Core Services Inflation Excluding Shelter Has Shown No Sense It's Coming Down; Agreement Among Fed Policymakers That Inflation Is More Persistent Than Thought.


- WSJ Interview.


Jan 9, 2023, 12:37 PM.


Table of Contents [ Show ]


What is Economics in Investing? Economic Events Why is Economics Important for Investors?  How to Use an Economics Calendar for Trading Economic Indicators.


What is Economics in Investing?


Economics can be defined as the social science concerned with the production, distribution, and consuming of goods and services. The study of economics can be further divided into macroeconomics, which deals with the economies of nations and regions, and microeconomics, which concentrates on individuals and businesses.


Economists study capital flows and the way businesses, nations and regions allocate resources. They also look at how the cost of labor and international trade flows affect the prices of goods and services. Other important fundamental data affecting economies include the levels of supply and demand for key resources.


As it relates to investing and trading, the study of economics typically involves gaining an understanding about how the events listed on an economic calendar can affect the price of the assets you are interested in. You then might regularly review an economic calendar for relevant upcoming events.


Economic Events.


An economy is the condition or structure of life in a particular region. Economics is the science concerned with the manufacture, selling and use of goods and services within an economy. An economic event is an occurrence that provides additional information about or influences an economy. Such events can have a significant impact on capital markets.


For example, a speech by a central bank president or treasury official is considered an economic event. If a speech of this type gives any indication of an unexpected monetary policy shift, the event can move financial markets drastically.


Economic events do not always affect asset prices in the manner fundamental analysts might expect. Although the Efficient Market Hypothesis postulates that asset prices always shift to reflect new market information to result in accurate pricing, the reality is that market price changes instead result from shifts in mass psychology among market participants.


Prices therefore do not necessarily adhere to any economics-based rationale, and rumors of an economic event can move the markets more than economic facts. With that caveat noted, relevant economic events remain important for active investors and traders to keep track of.


Why is Economics Important for Investors?


A general understanding of economics can give investors an advantage versus those who lack any familiarity with economic concepts. Assessing the state of the economy and how that might be relevant to the market value of an investment they are considering remains an essential part of the fundamental analysis many investors routinely perform.


Furthermore, having an idea of what the economic business cycle is and how different stages of the cycle can affect the prices of a variety of assets gives an economics-savvy investor an edge when operating in virtually any financial market.


Many sophisticated investors will combine economic and fundamental analysis with technical analysis. This tends to give an investor a more balanced perspective on the market and helps them develop a better sense of value for the asset under consideration than simply using technical analysis alone.


How to Use an Economics Calendar for Trading.


An economic calendar provides traders and investors with forthcoming major economic releases that could affect the capital markets. The information listed in the economic calendar comes from government and non-governmental entities and consists of mostly macroeconomic numbers such as GDP.


The calendar provides economic releases from all over the world, which mostly affects the currency markets, although many releases can affect world stock, bond and commodity markets. Most professional and institutional traders keep a keen eye on the economic calendar to monitor changes in the market after the release of key economic data.


By keeping track of economic events and the resulting market impact, traders can get a good sense for how the market typically reacts based on an economic release. Some short term traders even employ a strategy called “news trading” that involves taking advantage of the extra volatility surrounding economic releases. More conservative traders will often square positions ahead of such announcements to avoid unexpected price changes and order slippage.


Nevertheless, too much economic analysis can lead to what is commonly known among traders as “analysis paralysis”. Analysis paralysis can prevent traders from pulling the trigger on trades in a timely manner because they become too occupied by overanalyzing the economics of the market and the pros and cons of the transaction they are considering. Since the market waits for no one, this behavior can result in missed opportunities to profit, even if their analysis does result in them actually taking a position.


Economic Indicators.


The release of an economic indicator is an especially important type of economic event. Such indicators convey specific information about economic activity relevant to a particular state, nation or region.


The listings for each economic indicator included in an economic calendar typically include the event release’s day and time, the country releasing the information, the name of the economic event, the period its release covers, the release’s prior reading and the consensus forecast.


For example, an especially useful indicator of the strength of the U.S. economy is the nation’s gross domestic product (GDP) that is released quarterly. When compared to historical readings, the most recent level of U.S. GDP growth can give investors a sense of how strong the U.S. economy has been in recent months.


Changes in the U.S. economy’s growth rate can significantly affect the stock, bond and currency markets. This is especially true if the change differs meaningfully from the market’s consensus.


The components of a typical economic calendar listing and how they are used are explained below:


Prior.


An economic indicator’s prior release result is important to analysts to help them determine the overall trend for the event and if any improvement is showing over previous releases. Sometimes the prior number is revised upwards or downwards when the following period’s release occurs, and this can also impact the market accordingly.


Forecast.


This number shows what the market analysts’ consensus for the economic indicator is. The forecast is typically generated by polling a number of different professional analysts and then averaging the results. If a release fails to meet the consensus, or if it beats the consensus by a wide margin, it could significantly affect asset markets where the release is considered relevant.


Actual.


The actual result for the economic release appears on the economic calendar once it gets formally announced. This result can then be compared to the market analysts’ consensus to see if the release was better, in line with or worse than what analysts expected.


Surprise.


A surprise in an economic release is a positive or negative difference from what was expected. Markets can move sharply when the release differs from the consensus by a wide margin either printing considerably higher or significantly lower than the analyst consensus. Markets affected by a surprising release tend to react both in degree and direction depending on how different the release was compared to analysts’ expectations. A surprise reading can also result in considerable volatility in the affected asset’s price.


Importance.


The importance of a release, also sometimes called the impact, describes how significant the release is and thus how much the market might move once it comes out. Economic calendars usually show the importance of the release, often with a bar chart or a color code. Traders can use this information to determine if the economic release will probably have a low impact, medium impact or high impact on the market once it comes out.

Calendario forex 6

Economic calendar.


Stay up-to-date with macroeconomic events, economic releases and company announcements that could move global markets. Trade the news in real-time with Capital.com’s economic calendar.


Capital.com’s economic calendar collates financial events, economic data and general industry announcements that tend to affect the markets, and organises them by affected country and currency. More advanced traders take these events into account when planning their trades. Each event is listed because it is likely to cause a change in the value of different instruments. Events will range from macroeconomic indicator updates, company announcements and general political statements that tend to move global markets.


What is an economic event?


The events featured on the Capital.com economic calendar are prearranged events that are likely to affect the markets and can be anything from economic announcements – including central bank announcements – to financial reports from big corporations, encompassing most economic indicators and events.


The importance of an economic calendar.


Traders can gain a better understanding of market changes, the reasons why they change, a prediction of how much the market will change by, as well a look at how past events have changed the markets.


Traders who use economic calendars track the occurrence of events that move markets and measure their effectiveness. Using an economic calendar will allow traders to anticipate major events and potentially capitalise on them.


Still looking for a broker you can trust?


Join the 480.000+ traders worldwide that chose to trade with Capital.com.

Calendario forex 5

Treasury Reporting Rates of Exchange.


Please Note: The Bureau of the Fiscal Service provides current and historical exchange rate information. We cannot provide advice on, or assistance with, investing in foreign currencies.


This data has moved permanently to FiscalData.Treasury.gov where it is available for download in multiple machine-readable formats with complete metadata!


Report Description:


This report provides exchange rate information under Section 613 of Public Law 87-195 dated September 4, 1961 (22 USC 2363 (b)) which gives the Secretary of the Treasury sole authority to establish the exchange rates for all foreign currencies or credits reported by all agencies of the government.


The primary purpose is to ensure that foreign currency reports prepared by agencies are consistent with regularly published Treasury foreign currency reports regarding amounts stated in foreign currency units and U.S. dollar equivalents.


This covers all foreign currencies in which the U.S. government has an interest, including:


receipts and disbursements, accrued revenues and expenditures, authorizations, obligations, receivables and payables, refunds, and similar reverse transaction items.


Exceptions to using the reporting rates as shown in the report are:


collections and refunds to be valued at specified rates set by international agreements, conversions of one foreign currency into another, foreign currencies sold for dollars, and other types of transactions affecting dollar appropriations. (See Volume I Treasury Financial Manual 2-3200 for further details.)


This quarterly report reflects exchange rates at which the U.S. government can acquire foreign currencies for official expenditures as reported by disbursing officers for each post on the last business day of the month prior to the date of the published report.


If current rates deviate from the published rates by 10% or more, Treasury will issue amendments to this quarterly report. Starting in April 2021, an amendment to a currency exchange rate for the quarter will appear on the report as a separate line with a new effective date. Amendments made at the end of a month can be used for reporting purposes for transactions occurring during the remaining month(s) in the quarter.


Example: A currency amended on April 30th will appear on two lines of the report. One line for the original March 31st published rate and another line for the amended rate effective April 30th which would be valid for reporting purposes for May and June transactions. Amendments will also be issued to reflect the establishment of new foreign currencies.


To ensure all reports are translated at uniform exchange rates, all U.S. government agencies should use these rates, except as noted above, to convert foreign currency balances and reported transactions to U.S. dollar equivalents as of the date of this report and for the ensuing three months.


Since the exchange rates in this report are not current rates of exchange, they should not be used to value transactions affecting dollar appropriations.


Stay up to Date with Treasury Reporting Rates of Exchange.


Subscribe to email notifications and get news and updates delivered right to your inbox!


Quick Links.


This data has moved permanently to FiscalData.Treasury.gov where it is available for download in multiple machine-readable formats with complete metadata!


Last modified 10/07/21.


Treasury Reporting Rates of Exchange.


A program of the Bureau of the Fiscal Service.

Calendario forex 4

Часовые пояса.


Основная цель IC Markets – создание лучших и наиболее прозрачных условий для розничных и корпоративных трейдеров. Оператор IC Markets создан трейдерами и для трейдеров, поэтому мы делаем все для предоставления лучшего спреда, исполнения и обслуживания.


Торговля на форекс.


Обзор счетов Открыть счет Запуск Web Trader.


Характеристики.


Спред и комиссии Рынки и активы Часы торговли Пополнение счета Вывод.


О компании IC Markets.


Help Centre Преимущества IC Markets Аккредитация и лицензии Юридическая документация Контакты.


Основная цель IC Markets – создание лучших и наиболее прозрачных условий для розничных и корпоративных трейдеров. Оператор IC Markets создан трейдерами и для трейдеров, поэтому мы делаем все для предоставления лучшего спреда, исполнения и обслуживания.


Торговля на форекс.


Обзор счетов Открыть счет Запуск Web Trader.


Характеристики.


Спред и комиссии Рынки и активы Часы торговли Пополнение счета Вывод.


О компании IC Markets.


Help Centre Преимущества IC Markets Аккредитация и лицензии Юридическая документация Контакты.


Important Information.


The website you are visiting now is operated by Raw Trading Ltd (“ IC Markets Global ”), an entity that is not established in the European Union or regulated by an EU National Competent Authority.


Should you wish to proceed, please confirm that your decision was made independently and at your own exclusive initiative and that no solicitation has been made by IC Markets Global or any other entity within the Group.


CONFIRM (proceed to this website)


I DO NOT CONFIRM (recommended for EU residents)


Raw Trading Ltd registered in Seychelles with registration number: 8419879-2, is regulated by the Financial Services Authority of Seychelles with License number: SD018.


Other entities of the group include:


International Capital Markets Pty Ltd with registration number 123 289 109, is regulated by the Australian Securities and Investments Commission with License No. 335692.


IC Markets (EU) Ltd is a limited company registered in Cyprus and is regulated by the Cyprus Securities and Exchange Commission with License No. 362/18.


Risk Warning: Trading Derivatives carries a high level of risk to your capital and you should only trade with money you can afford to lose. Trading Derivatives may not be suitable for all investors, so please ensure that you fully understand the risks involved and seek independent advice if necessary.


The information on this site is not intended for residents of the U.S., Canada, Israel, New Zealand, Iran and North Korea, officially the Democratic People's Republic of Korea or use by any person in any country or jurisdiction where such distribution or use would be contrary to local law or regulation.

Calendario forex 3

Economic Calendar.


Keep track of high-impact news, key market-moving economic events and data releases with our Economic Calendar. Bookmark this page and refer to the calendar regularly to stay up-to-date with the happenings in the financial markets.


About the Economic Calendar.


The Economic Calendar is a tool that helps traders to monitor and analyze market-moving events, and predict further price movements. It highlights upcoming national and international news around the world in chronological order by date.


These major events can have a high impact on the financial markets and are usually announced or released in reports. Examples of such events include monetary policy decisions, economic indicators, Gross Domestic Product (GDP) announcements, Non-Farm Payrolls (NFP) numbers, interest rate decisions, and more.


Exness traders are notified 45 minutes before a news release to inform them of the time and instruments that will be affected by the news. The notification is sent via an email to the ‘Mailbox’ tab in their trading platform.


Why you should use the Economic Calendar.


The Economic Calendar is indispensable if you want to keep track of upcoming news, reports and announcements at a glance.


The events may highly impact the volatility of forex currency pairs, stocks and other markets. Thus, traders often use the calendar to plan their trades and stay informed on chart patterns and indicators that may be affected by the events.


Since the events could significantly drive price movements during the time of publication, it’s a good practice to refer to the calendar before the trading day.


How to use the Economic Calendar.


You can choose multiple currencies and stocks from the dropdown list. By default, all will be selected. After making your selection, you can view the upcoming events in the table below the dropdown menu.


It should be noted that the number of trading instruments in the calendar changes dynamically, and depends on the number of upcoming events and news.


How to read the Economic Calendar.


After selecting your desired instruments, you will see a list of events displayed in the calendar.


Important news that will cause higher margin requirements are marked with a red icon under the ‘Impact’ column.


There are two key figures in the table, which are the ‘Actual’ and ‘Forecast’ numbers. A significant difference between the two numbers indicates that there might be some volatility in the chart of the related trading instruments. Generally, volatility rises 15 minutes before the event and calms down 15 minutes after the event.


Frequently asked questions.


Find answers to the most frequently asked questions about Exness Economic Calendar.


What is the use of the Economic Calendar?


The Economic Calendar highlights key events from national and international economics and politics, which may have a high effect on the price movements of trading instruments.


Updated automatically, the calendar allows traders to be aware and stay updated on upcoming events that might impact their trades.


What are some of the events listed on the Economic Calendar?


The events in the Economic Calendar are major drivers of market volatility, and are often scheduled releases and reports, such as:


Consumer Price Index (CPI) Unemployment rate GDP announcements Central Banks’ interest rate decision Non-Farm Payrolls (NFP) data.


How important is the Economic Calendar?


The calendar lists upcoming events that may influence the movements of financial instruments. Hence, traders find it important to use the calendar to stay updated on the latest news and happenings in countries across the globe.


These events are often scheduled and predictable, allowing traders to know their likely impact on the instruments. They can also use them as indicators to maximize trading potentials and opportunities.


The Economic Calendar is considered vital for traders trading through fundamental analysis. However, it is equally important for all traders to closely watch out for high market volatility and avoid surprises.


E​xness (SC) Ltd ​is a Securities Dealer registered in Seychelles with registration number 8423606-1 and authorised by the Financial Services Authority (FSA) with licence number SD025. The registered office of E​xness (SC) Ltd is at 9A CT House, 2nd floor, Providence, Mahe, Seychelles.


Exness B.V. is a Securities Intermediary registered in Curaçao with registration number 148698(0) and authorised by the Central Bank of Curaçao and Sint Maarten (CBCS) with licence number 0003LSI. The registered office of Exness B.V. is at Emancipatie Boulevard Dominico F. “Don” Martina 31, Curaçao.


Exness (VG) Ltd is authorised by the Financial Services Commission (FSC) in BVI with registration number 2032226 and investment business licence number SIBA/L/20/1133. The registered office of Exness (VG) Ltd is at Trinity Chambers, P.O. Box 4301, Road Town, Tortola, BVI.


The entities above are duly authorized to operate under the Exness brand and trademarks.


Risk Warning: Our services relate to complex derivative products (CFDs) which are traded outside an exchange. These products come with a high risk of losing money rapidly due to leverage and thus are not appropriate for all investors. Under no circumstances shall Exness have any liability to any person or entity for any loss or damage in whole or part caused by, resulting from, or relating to any investing activity. Learn more.


The information on this website does not constitute investment advice or a recommendation or a solicitation to engage in any investment activity.


The information on this website may only be copied with the express written permission of Exness.

Estudo de opções binárias

A construção de perguntas e os tipos de questionário de pesquisa.


A coleta de dados é uma parte fundamental de qualquer tipo de pesquisa científica. Tanto na prática, quanto na teórica. Existem diversas técnicas e instrumentos de coleta de dados disponíveis atualmente. Portanto, conhecer a diversidade delas, suas características e aplicações são fundamentais para um bom trabalho de pesquisa.


Neste artigo, trouxemos informações importantes sobre os tipos de questionários de pesquisa e as suas aplicações. Confira!


Questionários como técnica de coleta de dados.


Questionários são instrumentos de coleta de dados muito utilizados em pesquisas cujo objeto de estudos são populações ou comunidades. Se constitui de uma série de perguntas elaboradas pelo pesquisador e respondidas por escrito pelo participante. Ou seja, o questionário coleta informações de determinada realidade. Tem, portanto, um cunho empírico.


O pesquisador Antônio Carlos Gil, no livro “Métodos e técnicas de pesquisa social” (1999), define o questionário como:


Entre os tipos de pesquisa onde o questionário é comum estão: a pesquisa-ação, pesquisa de campo, pesquisa ex-post-facto, levantamento, pesquisa participante e o estudo de caso. Além disso, é importante ressaltar que, embora sejam bastante comuns em áreas das ciências humanas e sociais, aplicam-se também em outras áreas do conhecimento.


As vantagens e desvantagens do questionário.


Todos os instrumentos de coleta de dados possuem as suas vantagens e desvantagens. O papel do pesquisador é justamente saber analisá-las de forma crítica para que a sua pesquisa não seja comprometida. De acordo com Gil, algumas das vantagens dos questionários são:


Possibilidade de atingir um grande número de pessoas, uma vez que pode ser enviado por correio ou e-mail; Possui menos gastos, pois não exige treinamento de pesquisadores; Garante o anonimato das pessoas que o respondem; As pessoas podem respondê-lo no momento em que quiserem; e As opiniões pessoais dos entrevistados não influenciam os pesquisadores durante a coleta.


Por outro lado, o pesquisador também pontua as desvantagens deste tipo de instrumento.


Exclui pessoas analfabetas, causando impacto nos resultados obtidos; Impede o esclarecimento de eventuais dúvidas que o entrevistado tenha durante as respostas; O pesquisador não tem conhecimento sobre as circunstâncias em que o questionário foi respondido; Não há garantia de que as pessoas o preencham devidamente. Fato que implica numa diminuição significativa da amostra e a sua representatividade. Envolve um número pequeno de perguntas. Uma vez que questionários extensos têm mais possibilidade de não serem respondidos. Falta de objetividade nos seus resultados, uma vez que os mesmos itens podem ter significados diferentes para aqueles que respondem.


Os tipos de questionário de pesquisa.


Elaborar um questionário não é uma tarefa tão simples como parece. As perguntas devem ser planejadas com cuidado e são diretamente influenciadas pela forma como a análise posterior será conduzida. Assim, até mesmo as condições que os entrevistados responderão as questões são pensados. Confira quais são os tipos de questionários:


Questionários de perguntas abertas.


Perguntas abertas são aquelas que permitem que o entrevistado possa formular sua própria resposta. Assim, a pergunta vem acompanhada de um campo livre onde o entrevistado poderá preencher com a sua resposta escrita. Desta forma, permite a liberdade ao entrevistado e oferece uma quantidade ilimitada de respostas ao pesquisador.


Utiliza-se este tipo de pergunta principalmente em pesquisas qualitativas. Uma vantagem das perguntas aberta é que o entrevistado não se influencia por respostas pré-estabelecidas pelo questionário. Por outro lado, não atingem entrevistados que não tenham habilidade de escrita.


Questionários de perguntas fechadas.


As perguntas fechadas são aquelas que trazem respostas pré-estabelecidas. Ou seja, apresenta-se diferentes respostas alternativas para o entrevistado escolher. A facilidade da resposta (com uma marcação no quadrado correspondente à resposta) é uma das vantagens deste tipo de pergunta. No entanto, como desvantagem, destaca-se a restrição nas possibilidades de resposta.


Em relação à quantidade de alternativas de resposta, elas podem ser:


Binárias ou dicotômicas.


Respostas que apresentam somente duas opções, necessariamente antagônicas entre si. Consideram-se respostas binárias, por exemplo: Sim ou Não ; Favorável ou Contrário ; Verdadeiro ou Falso .


Confira um exemplo prático de resposta binária:


Múltipla escolha.


Respostas que apresentam três ou mais opções alternativas. As respostas não são necessariamente antagônicas. Por isso, pede-se para que o entrevistado marque somente uma ou mais de uma opção.


Confira um exemplo de resposta de múltipla escolha:


Escalonadas.


Respostas que apresentem três ou mais opções e organizadas em uma escala. Dessa forma, a primeira e a última são antagônicas, enquanto a opção central é neutra.


Confira um exemplo de resposta escalonada:


Os diferentes tipos de pergunta na construção do questionário.


A existência destas categorias de questionários não significa, porém, que um questionário precisa ser composto só por um tipo de pergunta. Por exemplo, perguntas binárias e de multipla escolha podem aparecer num mesmo questionário. Da mesma forma, pode-se inserir perguntas abertas à questionários onde a maioria das perguntas são fechadas. O pesquisador deve, nesses casos, apontar instruções básicas de preenchimento ou no início ou ao longo do questionário.


Outro detalhe interessante são as perguntas dependentes. Ou seja, aquelas perguntas que dependem da resposta da pergunta anterior. Um exemplo disso é:


Cuidados na elaboração do questionário.


Mas não é por causa das desvantagens que um questionário deixa de ser interessante como instrumento de coleta de dados.


Há, inclusive, maneiras de sanar algumas delas. Por exemplo, é recomendável enviar em conjunto com o questionário uma carta de instruções. Assim, se explica a natureza da pesquisa, sua importância, a necessidade de obter respostas e como deve ser preenchido o questionário. Esta apresentação ajudam a despertar o interesse daqueles que participaram, fazendo com que eles preencham e devolvam o questionário num prazo razoável.


Por fim, um resumo dos principais cuidados que um questionário deve ter:


As perguntas formuladas de maneira clara e precisa; Trata-se de uma única ideia por pergunta; Perguntas devem possibilitar uma única interpretação; Perguntas não devem sugerir ou indicar respostas corretas; e Considera-se o grau de conhecimento e informação do entrevistado.


Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre os tipos de questionário. E também construção das perguntas para este tipo instrumento de coleta de dados. Continue acompanhando nossos conteúdos para mais informações e dicas sobre somo elaborar seus trabalhos acadêmicos!


Outros temas que podem te interessar.


Pesquisa descritiva: o que é e como se aplica em pesquisas científicas Metodologia de pesquisa TCC: saiba como definir Diversidade no trabalho: o que é, importância e como incluí-la em sua organização Pesquisa de campo: conheça as especificidades desse método científico Coleta de dados TCC: saiba o que é e quais são as principais técnicas Pesquisa empírica: conheça as características desse modelo de pesquisa Pesquisa experimental: o que é, tipos e os procedimentos necessários 10 técnicas de aprendizagem para aplicar já a sua rotina de estudos Conheça os principais tipos de pesquisas científicas para trabalhos acadêmicos.

Calendario forex 2

Live forex economic calendar.


The economic calendar covers economic events and indicators in real-time from all around the world, including Europe, the US, Australia, Canada, China, South Africa and more. The calendar is used by traders and investors to monitor any events that may affect movement in markets as a whole or individual security prices.


How to use the economic calendar?


Use the economic calendar to track any upcoming major events that may impact the market your trading in. The calendar is in chronological order, listing any events within a day and what time they are happening. Using the filters you can look at any particular day, week, or month, just select the custom dates you want to monitor.


Within the filter you are able to select specific countries you want to monitor and also choose one or more economic categories, such as politics, central banks, housing market, interest rates etc. If there is a certain event you would like to find, search for it within the keyword search bar.


Clicking on the name of the event will also show you a description of the event and a chart with historical data.


Learn exactly how to read the economic calendar when trading various markets like forex, indices, commodities and more.


Forex economic calendar features.


Keep track of all the most important events, news releases and market indicators with Axi's Forex Economic Calendar.


Using the calendar's simple design and filters, you can quickly and easily search by date, currency pair or likely market impact to navigate to the news most relevant to you.


Updated regularly with new data, the Forex Economic Calendar can be a valuable tool for traders looking to stay on top of market conditions.


View details about upcoming news events in this Forex economic calendar:


Click on any news event in the list to view a description and a chart of historical data Filter the Forex economic calendar by currency pair or event impact by clicking on 'more' on the top right hand side Count down to the news event by viewing the 'time left' column.


Refer to our guide on the forex market hours to make sure you know what trading sessions are happening in your timezone.


Quick Links.


Fund My Account Withdraw Funds Reset passwords Open a live account Try a Free Demo Help Center Fraud Awareness.


Axi Blog.


Latest Articles Trading Education Market Analysis.


Education.


Legal.


Legal Documentation Product Disclosure Statement (PDS) Product Schedule Client Agreement Complaints Handling Privacy Policy Website Terms & Conditions.


Contact Us.


Axi is a trading name of AxiTrader Limited (AxiTrader), which is incorporated in St Vincent and the Grenadines, number 25417 BC 2022 by the Registrar of International Business Companies, and registered by the Financial Services Authority, and whose address is Suite 305, Griffith Corporate Centre, PO Box 1510, Beachmont Kingstown, St Vincent and the Grenadines.


AxiTrader is 100% owned by AxiCorp Financial Services Pty Ltd, a company incorporated in Australia (ACN 127 606 348). Over-the-counter derivatives are complex instruments and come with a high risk of losing substantially more than your initial investment rapidly due to leverage. You should consider whether you understand how over-the-counter derivatives work and whether you can afford to take the high level of risk to your capital. Investing in over-the-counter derivatives carries significant risks and is not suitable for all investors.


When acquiring our derivative products you have no entitlement, right or obligation to the underlying financial asset. AxiTrader is not a financial adviser and all services are provided on an execution only basis. Information is of a general nature only and does not consider your financial objectives, needs or personal circumstances. Important legal documents in relation to our products and services are available on our website. You should read and understand these documents before applying for any AxiTrader products or services and obtain independent professional advice as necessary.


AxiTrader Limited is a member of The Financial Commission, an international organization engaged in the resolution of disputes within the financial services industry in the Forex market.


The information on this website is not intended for Australian and New Zealand residents.

Calendario forex 1

Calendario forex.


date:06.05.2022;rev:1.


Why FTMO Challenge? Scaling Plan Affiliate Programme Terms & Conditions Ebook Shop.


Economic Calendar.


Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday.


Restrictions:


Restrictions.


NO restrictions.


Description.


Instrument.


Add event to calendar.


About us.


Evaluation Process Trading Objectives Why our FTMO Challenge? Testimonials Scaling Plan Partners Affiliate Programme Terms & Conditions Careers.


Trading.


Calendar The Best Forex Prop Trading Firm Shop.


Apps.


Account MetriX Account Analysis Statistical App Trading Journal Mentor App Equity Simulator.


All information provided on this site is intended solely for the study purposes related to trading on financial markets and does not serve in any way as a specific investment recommendation, business recommendation, investment opportunity analysis or similar general recommendation regarding the trading of investment instruments. Trading in financial markets is a high-risk activity and it is advised not to risk more than one can afford to lose! FTMO Evaluation Global s.r.o./FTMO Evaluation US s.r.o. does not provide any of the investment services listed in the Capital Market Undertakings Act No. 256/2004 Coll. The information on this site is not directed at residents in any country or jurisdiction where such distribution or use would be contrary to local laws or regulations. FTMO Evaluation Global s.r.o./FTMO Evaluation US s.r.o., and FTMO s.r.o. are not a broker and do not accept deposits. The offered technical solution for the FTMO platforms and data feed is powered by the institutional liquidity providers. The website FTMO.com is owned and operated by an EU company FTMO s.r.o., Purkyňova 3, 110 00 Prague, Czech Republic.


2023 © Copyright - FTMO.com Made with for trading.


This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read moreACCEPT.


Privacy & Cookies Policy.

Calendario forex

Calendario económico Forex.


El calendario económico es la principal herramienta utilizada por los traders en el análisis fundamental. Esta es la lista de los principales eventos que pueden influir en los tipos de cambio de Forex. Siga leyendo sobre los eventos más importantes que los traders siguen, cómo afectan a los tipos de cambio y cómo se puede ganar dinero negociando con noticias.


En este artículo analizaremos:


Qué es el calendario económico? Uso práctico del calendario económico Estrategia de Forex utilizando el calendario económico en un ejemplo práctico Obstáculos de la estrategia de negociación en el calendario económico Forex:


Qué es el calendario económico?


El calendario económico del mercado Forex es una fuente de información sobre la próxima publicación de importantes noticias fundamentales, informes o discursos de las primeras personas que pueden influir en las divisas y mercado de valores. Estas son tanto mensuales como trimestrales, estadísticas anuales sobre el desempeño financiero del país, el presupuesto, la balanza de pagos, la tasa de descuento, así como información sobre el estado de los productos básicos y las materias primas, los mercados financieros, la posición de los bancos centrales sobre la política monetaria.


Ventajas del calendario económico:


Informa sobre cuándo (día, hora) y en qué país saldrá esta u otra noticia fundamental. Cómo interpretarlo y utilizarlo, decisión individual del trader. Gracias al calendario, el trader recibe información sobre cuándo y en qué país es feriado nacional. Clasifica las noticias fundamentales por su grado de importancia, mostrando un pronóstico analítico para el informe. Ayuda después de la publicación de noticias y reacción del mercado a analizar cómo el factor fundamental influyó en la opinión de los inversores.


Cómo ganar en Forex usando el calendario económico.


El análisis fundamental sugiere operar en el mercado de divisas basado en noticias. Las estadísticas económicas de la industria, las declaraciones de los bancos centrales y otros informes económicos son los factores que pueden cambiar radicalmente el sentimiento del mercado y, por lo tanto, el tipo de cambio de divisas o valores en una u otra dirección. A los traders les gusta el trading fundamental porque no requiere un conocimiento profundo de los indicadores técnicos. La principal herramienta del trader "fundamental" es el calendario económico, cuyos puntos fuertes se tocan en este artículo.


Uso práctico del calendario económico.


El calendario económico es una lista de los próximos eventos (calendario de eventos) agrupados por países, importancia (el mayor impacto en las cotizaciones), etc. Un evento que ocurre en un país influye directamente en el tipo de cambio de su moneda local.


Los eventos más notables en EEUU que afectan el valor de los activos:


La decisión de la Fed sobre los cambios en la tasa de interés (frecuencia: 1-3 veces al año en promedio). Influye en el interés de los inversores en la moneda local. Un aumento de la tasa conlleva al crecimiento del valor del USD frente a otras monedas. Non-Farm (informe mensual de desempleo). Aquí se detalla cómo este informe afecta a las cotizaciones de divisas y cómo ganar dinero usando nóminas no agrícolas. Informes sobre reservas de petróleo y número de plataformas de perforación (publicación mensual). Tienen un impacto a corto plazo en las cotizaciones de futuros de petróleo. Si las reservas disminuyen, la demanda generalmente aumenta. Si el número de plataformas de perforación se contrae, la oferta se reducirá. En ambos casos, el precio del petróleo aumenta.


Otros eventos importantes que influyen en las cotizaciones:


Informe del BCE sobre la política monetaria. Determina la política futura con respecto a la inflación, la emisión de bonos, la oferta monetaria, el crédito y las tasas de depósito. Uno de los informes clave que afectan al EUR. Estadísticas macroeconómicas: la balanza de pagos, la tasa del PIB y la producción industrial, la tasa de inflación, los índices de precios, etc., afectan el valor de la moneda local frente al dólar estadounidense.


Estos son solo algunos ejemplos que muestran la dependencia de las cotizaciones de divisas en el evento previsto.


Ejemplo de trading con noticias. Gane dinero con el discurso del gobernador del Banco de Inglaterra, Mark Carney.


En el calendario económico elegimos la fecha actual (por ejemplo, 09.01.2022) e indicamos la importancia del evento (elija alta prioridad en el filtro). En dicha fecha, sólo hay dos eventos de alta prioridad: discurso de los gobernadores de los Bancos Centrales de Inglaterra y Canadá. Seleccione su zona horaria en el calendario (por ejemplo, para GMT+2, el discurso comienza a las 11:30 hora local).


Tratemos de obtener ganancias del primer evento. Abrimos el gráfico del par GBP/USD y analizamos el gráfico por hora.


En los últimos 10 días, el gráfico del par ha formado un patrón de “triángulo”. Esto significa que en cualquier momento el precio puede romper el borde superior o inferior del patrón. Es muy probable que el discurso del gobernador del BoE pueda servir de catalizador (filtre todas las noticias importantes para la semana actual en el Reino Unido, y verá que, aparte de este discurso, no hay más eventos particularmente significativos).


En МТ4 coloque el par GBP/USD en el intervalo М5. Y espere hasta las 11:30. Entrar en el mercado en el primer minuto es un riesgo, ya que la opinión de la mayoría aún no se ha formado y la dirección inicial puede ser falsa. Entramos al mercado en la siguiente vela (11:35) en su dirección principal. Mantenemos la posición en el mercado durante unos 30 minutos (el precio puede resolver algunos de los eventos más importantes en unas pocas horas), pero si se percibiera el final de la tendencia (reducción del cuerpo de la vela, velas en la dirección opuesta), salga de la negociación antes.


Mark Carney ha señalado que el Banco de Inglaterra está dispuesto a reducir la tasa de interés del 0,75% al ​​0,5% si la economía sigue siendo débil. Esto fortaleció la libra frente al dólar estadounidense a un mínimo de dos semanas. Con esta noticia podría haber ganado alrededor de 40 puntos en 30 minutos.


Tenga en cuenta que no tiene que escuchar el discurso del gobernador del Banco de Inglaterra (aunque es útil). Es suficiente seguir la tendencia, es decir, la opinión de la mayoría. Sin embargo, existe el riesgo de entrar retrasado. Por lo tanto, todavía recomiendo leer las noticias o escuchar el discurso directo, para coger el comienzo de la nueva tendencia anticipadamente.


Algunos consejos para los traders que operan según el análisis fundamental:


Siempre debe comparar las estadísticas actuales con el pronóstico. Si la estadística es positiva pero peor que el pronóstico, el precio del activo bajará. Tenga cuidado con los filtros. Por ejemplo, si elige solo EEUU en el filtro, puede perderse el análisis económico de Europa. Y bien puede tener una fuerte influencia en el mercado. Tenga en cuenta que, si el evento es esperado y predecible con una alta probabilidad, el precio puede no cambiar en el momento del evento, ya que el resultado ya está incluido en las cotizaciones. Por ejemplo, un cambio relativamente predecible en la tasa de la Fed tiene poco impacto en el dólar estadounidense en el momento de la decisión.


Estrategia de Forex utilizando el calendario económico en un ejemplo práctico.


¡Nota! Muchos sitios recomiendan una estrategia de negociación Forex en el calendario económico como óptimo para los principiantes. Se hace énfasis en el hecho de que en las noticias se puede ganar fácilmente, gracias a la ola de volatilidad. Pero justo aquí es donde se ocultan los obstáculos. En realidad, los profesionales, por el contrario, aconsejan a los principiantes no operar durante 30 minutos antes y después de la salida de la noticia fundamental, debido al aumento de la volatilidad y de deslizamientos.


La descripción de la estrategia de Forex basada en el calendario económico será más precisa si se examina las noticias con un alto grado de importancia. Un ejemplo de este tipo de noticias, que influye significativamente en el estado de ánimo de los inversores, es el Non-Farm (Nonfarm Payrolls). Este informe, que ocupa el segundo lugar en importancia después de la tasa de descuento de la Fed, refleja el cambio de la estadística sobre el empleo no agrícola en Estados Unidos. El informe sale el primer viernes de cada mes a las 8.30 zona horaria de los Estados Unidos. La reacción más violenta del mercado tras la publicación de noticias dura alrededor de 30 a 60 minutos.


¡Nota! En los primeros minutos después de la publicación del informe los gráficos de Forex pueden moverse de forma caótica en diferentes direcciones. Es importante tener un depósito suficiente y un stop loss largo (la estrategia no es para tímidos) para esperar a que aparezca la dirección principal de la tendencia. La tendencia principal aparece en la mayoría de los casos cuando el valor real del indicador se desvía del valor proyectado en más de 40 mil.


Aquí "Real" es el valor real del indicador, que se publica después de la salida del informe (como se puede ver, en agosto no hay ningún valor todavía), "Pronóstico" es el indicador esperado, "Ant." es el valor anterior. En agosto, el valor aún no está ajustado (209K).


Un claro ejemplo de una estrategia exitosa es la publicación del informe del 05.05.17, donde gracias a los datos positivos que coincidió con el pronóstico del tipo de cambio del dólar en Forex en línea con confianza subió.


Hay otra descripción interesante de la estrategia de Forex, que se basa en el hecho de que los informes no agrícolas en cualquier caso dan lugar a un fuerte movimiento de tendencia. 5 minutos antes de la salida de noticias, abrimos posiciones iguales en ambas direcciones, cubriendo los riesgos. Veamos en qué dirección irá el tipo de cambio del dólar en Forex en línea al momento de la publicación, y después de la aparición de la tendencia fuerte, cerramos la posición no rentable. La pérdida se compensa con un fuerte crecimiento. Una posición rentable se cierra al alcanzar el nivel objetivo (después de 20-40-60 minutos) o cuando aparece una figura de reversión gráfica (barra pin, etc).


Igualmente, se puede negociar en otros informes. Recomiendo que antes de probar la estrategia en una cuenta demo o de centavos, analice el gráfico de Forex del último año, para ver cómo los inversores reaccionan a la publicación de noticias, y qué factores son más fuertes que los datos estadísticos.


Obstáculos de la estrategia de negociación en el calendario económico Forex:


El error clásico de los principiantes es pensar que en caso de un informe positivo las cotizaciones irán hacia arriba. En realidad, los inversores ya hace tiempo han hecho su pronóstico, invirtiendo sus fondos. Y si el informe real, aunque mejor en comparación con el período anterior, resulta ser peor de lo esperado, las cotizaciones del activo bajarán. La noticia fundamental debe analizarse únicamente en conjunción con el resto de las noticias. Por ejemplo, al mismo tiempo salen dos noticias para el par de divisas USD/EUR; la principal (sobre la tasa de descuento en los EE.UU.) y la secundaria del Banco Central. El crecimiento de la tasa debería elevar el valor del dólar, pero esto no sucede. La razón: este crecimiento ya está enganchado en las cotizaciones del dólar, mientras que la decisión sobre la política monetaria de la UE resultó ser una sorpresa para los inversores. En el momento de la salida de noticias se observa un aumento de la volatilidad y del deslizamiento. En otras palabras, todos quieren comprar el activo, pero nadie quiere venderlo. Debido a que las órdenes se activan con retraso y no al precio que el trader esperaba.


Conclusión. El calendario económico puede ser una estrategia independiente, pero yo lo llevaría a tácticas de negociación con mayor nivel de riesgo.


Cuando se trabaja con el análisis fundamental es necesario analizar las figuras de reversión del análisis gráfico (barra pin, cabeza y hombros, cuña de crecimiento), mientras se definen claramente los puntos de referencia, es decir, los niveles de soporte y resistencia. La negociación de noticias no siempre se justifica, ya que el trader puede omitir algún punto importante. Es necesario utilizar herramientas técnicas (osciladores, indicadores de tendencia) y escuchar pronósticos. No vale la pena perseguir el beneficio. Cuando se alcanza el nivel objetivo, es mejor cerrar las posiciones, utilizar trailing stop. Efectivo será hacer una tabla simple en Excel con el cálculo de los niveles de Margin Call y Stop Out. La comprensión del volumen total de lotes, los términos de la oferta del bróker, el tamaño del apalancamiento y el nivel de volatilidad ayudará a calcular el valor límite de las cotizaciones para su depósito o el volumen de la posición. El volumen máximo de las posiciones abiertas no podrá exceder del 15-20 por ciento del depósito. Es necesario creer en su fuerza, entrenar en la cuenta demo y de centavos y perfeccionar la experiencia, no tener miedo a arriesgar.


Si tiene preguntas o comentarios, lo invito a discutir la estrategia en los comentarios.


¿Está interesado en un instrumento? Entonces, abra una cuenta demo, ejecute el calendario económico aprenda a ganar dinero. Si está interesado en la versión móvil del calendario económico, le recomiendo seguir este enlace. Si tiene preguntas, no dude en preguntar en los comentarios. ¡Vamos a estudiar nuevos instrumentos de Forex juntos! ¡Le deseo un trading exitoso!


P.S. ¿Le gustó mi artículo? Compártalo en redes sociales, es lo mejor, gracias :)


Haga preguntas y comentarios sobre el material abajo. Con gusto responderé y daré las explicaciones necesarias.


Enlaces útiles.


Le recomiendo que intente operar con un bróker de confianza aquí. El sistema permite negociar por sí mismo o copiar las transacciones de los traders exitosos de todo el mundo. Use mi código de promoción BLOG para obtener un bono de depósito del 50% en la plataforma de LiteFinance. Simplemente ingrese el código de promoción en el campo correspondiente al depositar en su cuenta en la plataforma LiteFinance y el bono se acreditará simultáneamente con el depósito. Chat de traders con una analítica excelente, resúmenes forex, artículos de aprendizaje y más para traders. https://t.me/financialmarketschat. Compartamos señales y experiencias.


El contenido de este artículo es sólo una opinión personal del autor y no refleja necesariamente la posición oficial de LiteFinance. Los materiales publicados en esta página se proporcionan solamente con fines informativos y no debe interpretarse como consejo de inversión o asesoramiento a los efectos de la Directiva 2004/39 /EC.

Calendario económico forex 9

Calendário económico.


O calendário Económico é uma ferramenta eficaz que contém informação atualizada sobre os próximos eventos da indústria financeira. Os dados do calendário de notícias Económicas ajuda os traders a analisar a situação do Forex e faz planos com base na informação que obtêm.


O calendário Financeiro da RoboForex apresenta todos os principais eventos e destaca a indústria financeira: novos relatórios disponibilizados pelas empresas, índices de preços e indicadores financeiros, a inflação mais recente e os números do desemprego, as datas e horas dos discursos e relatórios apresentados pelos presidentes dos reguladores financeiros mundiais e outras informações importantes que poderão ser úteis para os traders quando eles trabalham com Forex.


Como ler o calendário de Notícias?


Os traders usam o calendário Financeiro como uma ferramenta de análise fundamental. Nesta seção, saberá como ler o calendário Económico e como usá-lo no modo expandido.


Como usar o calendário de Notícias para melhorar a eficiência das suas operações de negociação:


Comece a usar o calendário Económico escolhendo o fuso horário da sua localização. Graças a isto, as horas em que as notícias e relatórios são publicados estarão de acordo com a sua hora local. Após isso, especifique o intervalo de tempo dos relatórios que deseja receber: o calendário Financeiro da RoboForex contém as notícias para a semana atual e para as próximas semanas. Se desejar obter notícias de algum país ou de vários países em particular, use os "Filtros Avançados". Aí, poderá escolher o país do qual deseja receber notícias e um intervalo de tempo mais preciso. Para conhecer mais detalhes sobre qualquer evento apresentado no calendário Económico, clique no ícone localizado à direita do nome do evento e leia informação mais detalhada. A RoboForex esforça-se por oferecer condições mais confortáveis aos seus clientes, é por isso que o acesso aos materiais úteis contidos no calendário Financeiro é fácil e cómodo.


Qual é o propósito do calendário Financeiro?


O calendário Financeiro permite que os traders prevejam a forma como as taxas de cãmbio podem ser alteradas, num futuro próximo, antes de eles começarem a negociar Forex. É o calendário de Notícias que ajuda os traders a tirar conclusões sobre a situação geral do mercado e ver todas as potenciais oportunidades que o mesmo tem para oferecer.


O mercado Forex é influenciado por muitos fatores e o essencial são as notícias económicas importantes. Alguns traders em particular esforçam-se por negociar durante períodos em que as notícias e estatísticas financeiras são publicadas, o que é essencial para alguns desenvolvimentos específicos da indústria. No caso de os dados do calendário Económico ser lido e entendido perfeitamente, os traders poderão obter um lucro adicional. No entanto, outros traders especulativos fazem o oposto e preferem não negociar Forex, quando as notícias são publicadas, devido à volatilidade mais elevada do mercado e à incapacidade de prever alterações de preços de mercado, ao longo desses períodos.


Independentemente da abordagem, os traders deverão seguir todas as notícias mais recentes e atualizar os dados macroeconómicos, se desejarem ter sucesso no Forex. É exatamente assim que o calendário Económico da RoboForex vai ajudá-los, porque neles está contida a informação mais recente sobre todos os eventos financeiros significativos.


Análitico Forex Análises & Previsões Calendário económico Blog.


Calendário económico.


Abrir conta de negociação Abrir Conta de Treinamento.


RoboForex Ltd é patrocinador oficial.


A RoboForex Ltd é patrocinadora Oficial de Andrei Kulebin.


Principal Para Clientes Análitico Calendário económico.


RoboForex Ltd é uma corretora internacional, regulamentada pelo FSC, licença N.º 000138/333, número de registro 128.572. Endereço: 2118 Guava Street, Belama Phase 1, Belize City, Belize.


Aviso de risco : Há um alto nível de risco envolvido na negociação de produtos alavancados, como Forex/CFDs. 58,42% das contas de investidores de retalho perdem dinheiro quando negociam CFD’s com este prestador. Você não deve arriscar mais do que pode perder, é possível que você perca mais do que todo o seu investimento. Você não deve negociar ou investir, a menos que entenda totalmente a verdadeira extensão de sua exposição ao risco de perda. Ao negociar ou investir, você deve sempre levar em consideração o nível de sua experiência. Os serviços de cópia das operações implicam riscos adicionais ao seu investimento devido à natureza de tais produtos. Se os riscos envolvidos não parecem claros para você, solicite a um especialista externo um conselho independente. A RoboForex Ltd e suas afiliadas não têm como alvo clientes da UE/EEE/UK. O material de marketing contido neste website não se destina a residentes no Reino Unido. Os anúncios da RoboForex Ltd não se destinam a residentes Malaios. RoboForex Ltd e suas afiliadas não trabalham no território dos EUA, Canadá, Japão, Austrália, Bonaire, Curaçao, Timor Leste, Indonésia, Irã, Libéria, Saipan, Rússia, São Eustáquio, Taiti, Turquia, Guiné-Bissau, Micronésia, Ilhas Marianas do Norte, Svalbard e Jan Mayen, Sudão do Sul, e outros países restritos.


Na RoboForex, entendemos que os traders devem concentrar todos os seus esforços no trading e não se preocuparem com o nível adequado de segurança do seu capital. Por conseguinte, a empresa tomou medidas adicionais, para garantir o cumprimento das suas obrigações para com os clientes. Nós implementamos um programa de seguro de Responsabilidade Civil para um limite de 2.500.000 EUR, que inclui cobertura líder de mercado, contra omissões, fraude, erros, negligência e outros riscos que podem levar a perdas financeiras dos clientes.


© RoboForex, 2009 -2023. Todos os direitos registrados.

Escola forex Boa Vista

Melhores faculdades de economia, gestão e finanças.


Quais são as melhores faculdades de economia, gestão e finanças? Muitos estudantes acabam o ensino secundário e estão prestes a entrar na universidade. Neste artigo vamos ajudar e dizemos abaixo quais são as melhores faculdades para estudar nesta área.


Melhores Universidades de economia, gestão e finanças | Lisboa.


Católica Lisbon School of Business & Economics.


A Católica Lisbon School of Business & Economics é uma das principais escolas de negócios em Portugal. É a escola de negócios da Universidade Católica de Portugal, uma universidade concordatária , e uma das melhores escolas europeias de negócios de acordo com o Financial Times localizado em Lisboa, Portugal. O primeiro curso de graduação em gestão da Católica Lisboa foi estabelecido em 1972..


A Católica Lisbon SBE é uma escola de negócios com serviços completos, oferecendo cursos de graduação, mestrado, mestrado executivo, MBA, doutorado e educação executiva.


ISCTE Business School.


O ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) é uma instituição pública de ensino universitário criada em 1972. No âmbito das suas atividades de ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade, forma quadros e especialistas qualificados, cujas competências culturais, científicas e técnicas os tornam aptos a intervir no desenvolvimento sustentado não só do país, mas também a nível global.


Os objetivos estratégicos do ISCTE-IUL são a inovação , a qualidade , a internacionalização e o desenvolvimento de uma cultura empreendedora .


Nova SBE.


Nova School of Business and Economics ( Nova SBE ) é uma das melhores escolas de negócios em Portugal e uma escola de negócios líder na Europa. É a faculdade de ciências econômicas , financeiras e de gestão da Universi dade Nova de Lisboa.


A Nova SBE e stá instalada no novo campus construído em Carcavelos , inaugurado em 29 de setembro de 2022. O terreno do novo “campus” foi cedido pelo governo, enquanto o.


financiamento do projeto também é possível graças a doações privadas. Até setembro de 2022, a Escola foi abrigada no prédio do século XIX do antigo Colégio Jesuíta de Campolide.


A Nova SBE é membro do CEMS desde dezembro de 2007. Além disso, é uma das 77 escolas de negócios da Triple Crown em todo o mundo , o que implica a acreditação pela EQUIS , AMBA e AACSB. Foi a primeira escola de negócios portuguesa a adquirir acreditações internacionais. A visão internacional da Nova SBE também se reflete na adoção do inglês como a principal língua de ensino. Mais da metade dos cursos de graduação e todos os programas de mestrado, MBA e doutoramentos são ministrados em inglês.


ISEG.


Ao longo da sua existência, o ISEG procurou sempre, através da criação de novos cursos e da constante atualização dos planos de estudo e dos métodos de ensino e aprendizagem manter um a posição de liderança entre as escolas universitárias de economia e gestão de Portugal.


Procurou também, através das unidades de investigação a ele ligadas, desempenhar um papel dinâmico na produção de conhecimento no seu domínio científico e na aplicação desse.


conhecimento à sociedade portuguesa.


Manteve igualmente uma atividade regular de prestação de outros serviços de alta qualidade aos agentes económicos da sociedade em que está inserido, desenvolvendo ainda um importante esforço de intercâmbio científico e cultural internacional.


ISCAL.


O Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa , ISCAL, orgulha-se de ter uma história marcada pela tradição e pelo rigor académicos. Por isso relembra o seu passado para melhor projectar o seu futuro que quer construir. Na segunda metade do século XVIII foi criada pelo Marquês de Pombal a “Aula do Comércio” (Alvará de 19 de Maio de 1759). Passaram então a ministrar-se “lições de aritmética, de pesos e medidas das diversas praças comerciais, de câmbios, de seguros e de escrituração comercial”, com vista a dotar profissionais competentes para as organizações de negócios, cuja falta se fazia sentir.


Em 1976 os Instituto Comercial de Lisboa passa a ter a designação de Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa , tendo poder para ministrar os graus de licenciatura e mestrado.


Domina a qualidade de ensino em contabilidade.


Melhores Faculdades de economia, gestão e finanças | Coimbra.


Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.


A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra ( FEUC ), criada em 1972, é uma das oito faculdades que integram a Universidade de Coimbra cuja fundação data de 1290. O seu primeiro curso, Economia, entrou em funcionamento no ano lectivo de 1973/74 , tendo-se-lhe seguido as restantes três do elenco actualmente oferecido pela FEUC: Sociologia, Gestão e Relações Internacionais.


Uma das características da FEUC é a sua pluridisciplinaridade, bem patente na diversidade das licenciaturas e estudos pós-graduados que oferece. O seu ensino, que no início contemplava apenas a área da Economia , veio posteriormente a estender se a outros domínios das ciências sociais: Sociologia, Gestão e Relações Internacionais.


ISCAC.


Com génese no Instituto Comercial e Industrial de Coimbra que, por sua vez, deu lugar ao Instituto Comercial, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração | Coimbra Business School (ISCAC) foi criado no ano de 1976 e integrado no Politécnico de Coimbra em Março de 1988.


Vocacionado para as áreas das ciências empresariais, que vão da gestão ao marketing, da contabilidade à auditoria, do secretariado aos sistemas de informação, da solicitadoria à administração pública, pela particular fisionomia das suas formações, o ISCAC assume-se como uma autêntica escola de negócios: a Escola de Negócios de Coimbra.


Melhores Universidades de economia, gestão e finanças | Porto.


Faculdade de Economia da Universidade do Porto.


Criada no ano de 1953, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) é uma instituição universitária de referência no ensino e na investigação nas áreas de Economia, da Gestão e das Finanças, possuindo também um grupo de Ciências Sociais ligado, sobretudo, à Sociologia. Reconhecida pela qualidade do seu corpo docente, que alia, a um elevado nível académico, uma grande experiência prática e capacidade pedagógica, a FEP conta com mais de meia centena de gerações de licenciados e mais de seis mil antigos alunos a desempenhar funções nos mais variados sectores de actividade.


A FEP tem, actualmente, em funcionamento, as licenciaturas em Economia e em Gestão, quinze mestrados e um doutoramento em Economia e um doutoramento em Gestão , entre outros cursos que desenvolve em parceria com outras unidades orgânicas da Universidade do Porto. Uma parte dos docentes da FEP encontra-se ligado à EGP-University of Porto Business School e o Grupo de Ciências Sociais encontra-se ligado ao Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.


ISCAP.


O Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) é um dos institutos superiores pertencentes ao Instituto Politécnico do Porto . Tem sede na freguesia de São Mamede de Infesta, no concelho de Matosinhos, no distrito do Porto. É uma das escolas com maior prestígio ao nível nacional nas suas áreas de ensino, libertando todos os anos para o mercado de trabalho profissionais com elevado grau de formação.


O ISCAP ministra cursos de Licenciatura , Mestrados , Pós Graduações e Especializações nas vais diversas áreas, normalmente ligadas à vertente Sócio-Humanística e vocacionados para a integração nas exigências do mercado de trabalho europeu.