Negociação binária Paulista

Variáveis qualitativas: o que são,exemplos e 4 exercícios!


Na estatística, as variáveis ​​podem ser classificadas como qualitativas (também conhecidas como categóricas) ou quantitativas (também conhecidas como numéricas).


Você precisa saber com quais tipos de variáveis ​​está trabalhando para escolher os testes estatísticos apropriados e interpretar os resultados do seu estudo, afinal, uma variável que contém dados quantitativos é uma variável quantitativa ; uma variável que contém dados categóricos é uma variável categórica . Cada um desses tipos de variáveis ​​pode ser dividido em outros tipos.


No entanto, não precisa se preocupar, vamos explicar tudo para você no conteúdo a seguir:


O que são variáveis qualitativas? Quais as diferenças entre variáveis qualitativas e quantitativas? 2 exemplos de gráficos para variáveis qualitativas! 4 exercícios resolvidos de variáveis qualitativas!


O que são variáveis qualitativas?


Variáveis ​​qualitativas assumem valores que são nomes ou rótulos. A cor de uma bola (por exemplo, vermelho, verde, azul) ou a raça de um cão (por exemplo, collie, pastor, terrier) seriam exemplos de variáveis ​​qualitativas ou categóricas.


Pode haver uma grande variedade de exemplos que nos ajudam a identificar uma variável qualitativa. Entre esses, temos:


Estado civil de uma pessoa: Solteira, casada, divorciada, viúva. Nota não numérica de uma avaliação: Excelente, aprovado, aceito, reprovado. Cor dos olhos de um indivíduo: preto, marrom, verde, azul, etc. Profissão: Engenheiro, arquiteto, médico, advogado, etc. Status acadêmico: Profissional, técnico, básico. Medalhas de reconhecimento em competições esportivas: ouro, prata, bronze. Intensidade de um som: intenso, moderado, fraco.


A seguir, apresentamos algumas características das variáveis ​​qualitativas:


A principal característica de uma variável qualitativa é que ela não pode ser medida numericamente nem permite a realização de equações matemáticas; Não emite dados específicos; Só ocasionalmente admite uma ordem, mas não é numérica, diz-se que é uma ordem nominal; Descreve uma qualidade, condição ou característica de dispositivos matemáticos; Eles são subdivididos de acordo com o número de valores que suporta. Eles podem ser usados ​​em diferentes estudos aplicados em campos que vão desde o econômico, o social e o científico. Permite a realização de estudos com base no método de pesquisa qualitativa, apoiada na observação de informações coletadas sobre comportamentos, opiniões e respostas abertas para posterior interpretação.


Variável qualitativa ordinal.


Uma variável ordinal qualitativa é uma variável qualitativa com uma ordem implícita nos níveis. Por exemplo, se a gravidade dos acidentes rodoviários foi medida em uma escala como acidentes leves, moderados e fatais, essa variável é ordinal qualitativa porque há uma ordem nítida nos níveis.


Exemplo de variável qualitativa ordinal.


Outro exemplo é a saúde, que pode assumir valores como ruim, razoável, bom ou excelente. Novamente, há uma ordem nesses níveis, portanto, a saúde é, neste caso, uma variável ordinal qualitativa.


Variável qualitativa nominal.


Uma variável nominal qualitativa é uma variável qualitativa em que nenhuma ordenação é possível ou implícita nos níveis.


Exemplo de variável qualitativa nominal.


Por exemplo, a variável sexo é nominal porque não há ordem nos níveis feminino / masculino. A cor dos olhos é outro exemplo de variável nominal porque não há ordem entre olhos azuis, castanhos ou verdes.


Uma variável nominal pode ter entre dois níveis (por exemplo, “você fuma? Sim / Não”) e um grande número de níveis (“Qual é o seu curso superior?” – Cada especialização é um nível nesse caso) .


Observe que uma variável qualitativa com exatamente 2 níveis também é chamada de variável binária ou dicotômica .


Quais as diferenças entre variáveis qualitativas e quantitativas?


Em muitas ocasiões, os aspectos qualitativos e quantitativos são comparados ou contrastados, formando espécies de protótipos desiguais para abordar as perspectivas analíticas de eventos, objetos e até mesmo processos de produção.


Quando se fala em variáveis ​​estatísticas, dois tipos de variáveis ​​podem ser diferenciados. As variáveis ​​qualitativas e variáveis ​​quantitativas apresentam diferenças bastante específicas, tais como:


As variáveis ​​qualitativas expressam valores que correspondem a qualidades, atributos, traços ou características, por outro lado, no caso das variáveis ​​quantitativas, os valores são sempre expressos com uma faixa necessariamente numérica. As variáveis ​​qualitativas enfocam o ambiente dessas realidades e sua dinâmica, por outro lado, as variáveis quantitativas se concentram em determinar e medir a força de uma variável em relação a outras variáveis. Ambas as variáveis ​​são utilizadas estatisticamente na verificação de um estudo econômico (estatístico). Porém, as variáveis ​​qualitativas fornecem um valor geral e determinado quando se trata de qualidades. As variáveis ​​quantitativas fornecem um resultado ou valor específico, sem margem de dúvida.


2 exemplos de gráficos para variáveis qualitativas!


Gráfico de setores.


Gráfico de pizza: cada setor do círculo representa a porcentagem dessa categoria.


Exemplo: um gráfico de pizza da cor dos olhos.


Gráficos de barra.


Gráfico de barras: A altura da barra para cada categoria é igual à frequência (número de observações) da categoria. Deixe um espaço entre as barras para enfatizar que não há ordenação.


4 exercícios resolvidos de variáveis qualitativas!


Exercício 1:


Considere as seguintes variáveis:


I. Tamanho de um objeto (pequeno, médio ou grande);


II. Volume de água em um Rio;


III. Número de clientes em uma fila;


IV. Número da seção de votação;


V. Cumprimento de um inseto;


VI. Classe social;


Com relação à classificação dos dados requeridos como variáveis de pesquisa, é correto afirmar que:


A) As variáveis I, IV e VI são qualitativas.


B) As variáveis III e V são quantitativas contínuas;


C) As variáveis II e III são quantitativas discretas;


D) A variável IV é qualitativa ordinal.


Exercício 2:


Escolhido um quartel da polícia, retirou-se uma amostra aleatória simples de 50 soldados para saber a opinião sobre determinado procedimento. Segundo a amostra, é correto concluir que é representativa:


A) de todos os cidadãos;


B) de todos os policiais militares;


C) apenas dos 50 escolhidos;


D) de todos os soldados daquele quartel;


E) de todas as pessoas da região.


Exercício 3:


Em estatística, há as chamadas medidas de posição ou de tendência central, que constituem uma forma mais sintética de apresentar os resultados contidos em um conjunto de dados observados. AS medidas de posição mais empregadas são a média, a mediana e a moda, sendo a primeira a mais usada das três. Pode-se dizer sobre a média:


A) não pode ser um valor que não pertence ao conjunto dos dados observados;


B) é um valor representativo do conjunto de dados;


C) traduz-se como um número não representativo do conjunto de dados;


D) é o valor de um conjunto de dados que ocorre com maior frequência;


Exercício 4:


A fase de exposição dos dados deve ser apresentada por meio de:


A) avaliações estatísticas de dados não agrupados;


B) variáveis discretas;


C) variáveis contínuas;


D) coletas de dados inconsistentes;


E) Tabelas e gráficos.


Toda pesquisa pretende atingir objetivos. Para perseguir os objetivos, são necessárias variáveis ​​ que possibilitem o processo de definição de objetivos para identificar quais resultados resultam no cumprimento dos objetivos.


Portanto, pesquisa significa a mensuração das variáveis ​​e a importância da variável está oculta neste conceito. Basicamente, as variáveis ​​devem ser determinadas de acordo com sua finalidade e componentes. Em outras palavras, as variáveis ​​devem ser selecionadas por meio de palavras operacionais e literatura de pesquisa. E, nesse artigo você pode compreender a importância de uma das variáveis, a variável qualitativa .


Leia um pouco mais sobre estatística em nosso texto sobre Regressão Linear Simples!


Giulianna Seabra.


É paulista, nascida em 1992 e autodidata. Começou sua carreira na linguagem PHP, e, depois de 4 anos, atuou como front-end engineer por mais de 5 anos em uma série de startups. Além de programadora fullstack, é designer e analista de marketing.


Estatística: o que é, principais conceitos para usar [5 exercícios] Variáveis quantitativas Variáveis qualitativas Variância Regressão Linear Simples Tabela de Frequência Medidas de dispersão Frequência relativa Frequência absoluta Desvio padrão Sistema linear Boxplot Distribuição normal.