E. M. Prof. Filomena Dias Apelian.
Todas as terças-feiras, os alunos do 5º ano A da professora Rose vão à sala de informática digitar e ilustrar as resenhas que produziram dos livros que leram. Essas resenhas são impressas e expostas no mural que fica no pátio da escola.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011.
Alunos de Educação Infantil participaram do Projeto Minicidade.
O projeto tem como iniciativa preparar os pedestres de hoje, a serem motoristas conscientes de amanhã, alertando-os sobre as principais regras de trânsito. A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes fez a aquisição de três minicidades do trânsito que são montadas nas escolas de Educação Infantil pelos monitores da Cultura para que os alunos possam aprender e se divertir ao mesmo tempo.
Cada minicidade é composta por um solo de seis faixas, ligadas por velcro, facilitando a montagem e desmontagem dos objetos a qualquer momento. Acompanhado estão dois semáforos de plástico, com baterias e lâmpadas led, 15 placas de sinalização, impressas em PVC, três mini-árvores artificiais, um ônibus, três outdoors, três casas, quatro lixeiras com identificações para vidros, papeis, metais e plásticos, além de seis carrinhos e 12 bicicletas com rodinhas auxiliares e capacetes.
sexta-feira, 14 de outubro de 2011.
Projeto "Gincana Semana da Criança" criado pela monitora de informática Ana Paula Andreeta.
O laboratório foi utilizado de uma maneira diferente, pois, se tratando da semana da criança, adequei o uso dos computadores de modo a oferecer atividades mais prazerosas. Para isso, elaborei o projeto “Gincana Semana da Criança” com o objetivo de promover uma integração entre alunos, professores, funcionários da escola e computadores. O projeto consistiu em um software que indicava uma tarefa por vez.
para a equipe realizar fora da sala de informática.
Retornavam para o laboratório com uma pergunta - entregue pelo funcionário - a ser respondida neste software.
(essas questões foram elaboradas pelos professores).
Acertando a questão, uma nova tarefa era exibida até que, por fim, os alunos desvendassem o enigma da gincana.
Venceu a equipe que terminou as atividades em menor tempo. O diretor José Roberto premiou os vencedores.
A interação aconteceu de forma descontraída e todos gostaram muito do projeto que foi desenvolvido na segunda e terça-feira (10/10 e 11/10).
Atividades na Semana da Criança.
Os professores se uniram para proporcionar aos alunos uma semana cheia de atividades diferenciadas, com muita brincadeira e diversão.
sexta-feira, 7 de outubro de 2011.
ETEC de Itanhaém abre inscrições para vestibulinho do 1º semestre de 2012.
Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social comunicacao@itanhaem.sp.gov.br.
A Escola Técnica oferece ao todo 160 vagas divididas em quatro cursos, que têm a duração de três semestres.
Os interessados em ingressar no ensino técnico gratuito, poderão se inscrever até o dia 18 de outubro nos cursos oferecidos pela Escola Técnica Estadual (ETEC) de Itanhaém. As vagas são para o vestibulinho do 1º semestre de 2012. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site www.vestibulinhoetec.com.br .
A Escola Técnica oferece 160 vagas divididas em quatro cursos, que têm duração de três semestres. Ainda serão disponibilizadas mais 80 vagas para aqueles que desejam cursar o Ensino Médio juntamente com o Técnico, sendo 40 vagas para Ensino Médio integrado com Administração e 40 vagas para Ensino Médio integrado com Informática para Internet.
No período vespertino, há 40 vagas para o curso de Informática para Internet. Já no período noturno, há 40 vagas para Administração, 40 para Hidrologia, e 40 para Secretariado.
Para ingressar no ensino técnico, é preciso estar cursando o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio ou tê-lo concluído; ou cursando Educação de Jovens e Adultos (EJA), com no mínimo quatro certificados de eliminação de disciplina ou dois certificados de aprovação em áreas de estudo. Já para se inscrever no Ensino Médio, o aluno deverá ser concluinte do Ensino Fundamental ou estar cursando a 8º série ou 9º ano do Ensino Fundamental.
A taxa de inscrição é de R$ 25,00 e deverá ser paga na rede bancária. As provas acontecerão no dia 20 de novembro. Vale lembrar que a escola disponibiliza computadores com acesso à internet para efetivação das inscrições.
A ETEC de Itanhaém fica na Avenida José Batista Campos, 1.431, no Jardim Anchieta. Informações pelos telefones (13) 3427-1601 ou (13) 3426-4926.
Confira a descrição dos cursos oferecidos:
TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET (40 VAGAS – PERÍODO VESPERTINO) Capacita profissionais para desenvolver programas de computador para a internet, seguindo as especificações da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ferramentas de desenvolvimento de sistemas para construir soluções que auxiliam o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos. O profissional desenvolve e realiza a manutenção de sites e portais na internet e na intranet.
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO (40 VAGAS – PERÍODO NOTURNO) O técnico em administração é o profissional que executa funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoque, além de operar sistemas de informações gerenciais de pessoal e material.
TÉCNICO EM HIDROLOGIA (40 VAGAS – PERÍODO NOTURNO) Capacita profissionais para execução de levantamento, análise preliminar e compilação de dados de hidrometria e hidrometeorologia, levantamentos físico-hídricos e hidrogeológicos, bem como análise de laboratório na área de qualidade da água. Organiza e participa de campanhas de campo; instala e opera redes de coletas de dados; realiza, coordena e fiscaliza obras de drenagem urbana; acompanha projetos para requisição de licenciamento ambiental; elabora projetos de uso de recursos hídricos nas áreas urbana e rural.
TÉCNICO EM SECRETARIADO (40 VAGAS – PERÍODO NOTURNO) Capacita profissionais para exercer tarefas relacionadas ao expediente geral do secretariado, para organizar a rotina diária e mensal da chefia/direção, controlar e arquivar documentos, preencher e conferir documentação de apoio à gestão organizacional, estabelecer os canais de comunicação da chefia/direção, entre outras tarefas.