Embora a negociação de ações tenha ocorrido de uma forma ou de outra por séculos, os operadores novos e experientes nem sempre entendem exatamente como os mercados de ações funcionam ou quais mecanismos os fazem funcionar.
As regras do jogo não mudaram ao longo dos anos. Existem mais mercados e eles são maiores do que nunca. Os computadores reduziram o tempo de execução do comércio para um milissegundo e novas empresas continuam a se listar em várias bolsas estrangeiras. Para compreender o conceito de negociação de ações, podemos dividir o processo em pequenos detalhes e, em seguida, podemos ver que não é tão complicado quanto imaginamos.
Emprestar ou compartilhar
Quando uma empresa precisa arrecadar dinheiro, ela tem duas opções: os proprietários podem contratar um empréstimo do banco ou oferecer às pessoas uma participação nos negócios na forma de ações. Como "acionista", você é proprietário de um pedaço do negócio junto com muitas outras pessoas. Você é proprietário de uma empresa com direito a todos os ativos e a todo o dinheiro ganho.
Infelizmente, possuir ações não lhe dá direito a uma opinião sobre o que acontece no funcionamento da empresa. De tempos em tempos, as grandes corporações realizam reuniões em que os acionistas podem votar na eleição dos membros do conselho de administração ou em mudanças específicas na estrutura da entidade. Normalmente, os votos individuais têm pouco peso nessas questões, especialmente se o número de acionistas for grande.
A estrutura de propriedade da empresa é o que contribui para o valor de uma ação. Se os acionistas não tivessem direito a ganhos, então os certificados de ações não valeriam mais do que o papel em que foram impressos. Os investidores entendem que à medida que os ganhos da empresa melhoram, o preço das ações sobe. E essa é precisamente a natureza da negociação de ações.
Aumento Médio de 10%
Após o crash da Bolsa de Valores de Nova York em 1929, o preço das ações começou a subir e, apesar de muitos pânicos e quedas ao longo dos anos, o estoque médio médio voltou perto de 10% ao ano. No entanto, como em todos os investimentos, não há garantias. Se você ficar com grandes empresas que estão por aí há um bom tempo, você tem uma boa chance de chegar ao topo - se você não vender no momento em que o estoque der um mergulho. É assim que as pessoas acabam perdendo seu dinheiro. Em vez de esperar a queda no mercado, eles saem antes que a ação tenha a chance de se recuperar.
O acima não pode ser dito sobre empresas de pequena capitalização, onde é necessária mais vigilância. Embora o preço de compra seja geralmente menor nas empresas menores e pode-se comprar mais ações a um preço baixo, a força e a estabilidade são mais questionáveis e a possibilidade de elas caírem é grande. É convidativo mover uma ação de "maior compra" e, com a facilidade das negociações on-line de hoje, fazer uma compra de ações torna-se uma ação impulsiva, geralmente resultando em perdas.
Sempre haverá mercados de urso e de touro. Paciência e tempo são as chaves para o sucesso no investimento. O comércio de ações deve ser considerado um esforço de longo prazo para ser bem sucedido. Mas para suportar a dor de um mercado de urso, você precisa ter uma participação no jogo, então quando os preços subirem, você estará bem situado e será capaz de tomar uma decisão instruída sobre vender ou ficar parado.